PRIMEIRA MÃO

Deputados estaduais querem a cadeira de prefeito

Manacapuru, às margens do rio Solimões, é uma das prefeituras cobiçadas por deputados (Foto: Reprodução/internet)

Órfãos do bolsonarismo tentam garantir espaço em Manaus

Suframa desperta interesse do presidente do Senado

Amazonas é o terceiro em assassinatos de indígenas, diz Cimi

Vítimas do tráfico voltam ao Amazonas

Caso dos Flutuantes: Associação bate o pé pra não cumprir decisão judicial

Feira náutica com acesso gratuito mobiliza Manaus a partir de hoje

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Teste para deputados

Deputados estaduais estão encarando as eleições para conselheiros tutelares como um teste para as eleições municipais que acontecem em 2024, principalmente em Manaus. Alguns têm interesse em se eleger prefeito do interior, enquanto outros pretendem ampliar a base de apoio.

As prefeituras preferidas

Cabo Maciel e Alessandra Campelo realizam cálculos de possibilidades estratégicas às prefeituras de Itacoatiara e Manacapuru, respectivamente. Alessandra conta na tropa com o super secretário estadual Marcellus Campelo.

Órfãos do bolsonarismo

Em outra extremidade, os órfãos do bolsonarismo Delegado Péricles e Débora Menezes tentam gerar algum engajamento, principalmente em prefeituras com grande eleitorado, como Manaus, para não se verem esvaziados de densidade eleitoral em 2026. É um desafio, principalmente para Débora Menezes, já que o pai, Alfredo Menezes, eterno candidato a alguma coisa, vem perdendo espaço no seu partido, o PL.

O dedo de Pacheco na Suframa

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, indicou Leopoldo Montenegro para o cargo de superintendente adjunto de Projetos da Suframa, numa demonstração de que a superintendência vive um momento de expansão. Montenegro é formado em Administração e Direito e servidor de carreira da autarquia.

Assassinatos de indígenas

Relatório do Conselho Missionário Indígena (Cimi) aponta que entre 2019 e 2022 foram assassinados 795 indígenas no Brasil. Só no ano passado, foram 180. Roraima foi o estado com mais mortes, 41, seguido de Mato Grosso do Sul com 38 e Amazonas, com 30. Mais informações serão publicadas aqui no ÚNICO nesta quinta.

Tráfico de indígenas

A Polícia Federal (PF) informou que devolveu cinco indígenas que foram deportados da Turquia para suas aldeias de origem, em São Gabriel da Cachoeira, no Alto Rio Negro. As investigações sobre o tráfico humano nesse segmento estão a todo vapor.

Novela dos flutuantes

Terminou o prazo para que as Câmaras Técnicas de Assuntos Legais, de Bacias e de Assuntos Especiais do Conselho Estadual de Recursos Hídricos do Amazonas – órgão vinculado à Secretaria Estadual de Meio Ambiente – emitam um parecer sobre a retirada dos flutuantes do rio Tarumã-Açu. Os empresários do setor estão aguardando esse parecer para abrir um novo capítulo nessa novela que começou em 2001. Eles não aceitam a decisão judicial que determinou a saída dos flutuantes do local.

Feira náutica

Começa nesta quinta-feira (27), no píer do Uiara Resort, na Ponta Negra, a primeira edição da feira náutica Barco Show, considerada a maior da região Norte. Apoiada pelo segmento turístico do governo estadual, a feira será aberta às 13h, com a presença de autoridades. No sábado (29), às 17h, haverá um desfile de barcos com as tendências e novas tecnologias em embarcações. A entrada é gratuita.

Atrações

O Uiara Amazon Resort, anfitrião da mega feira, preparou vários eventos para o público visitante, estimado em pelo menos 10 mil pessoas durante os 3 dias de realização:: exposição de embarcações, acessórios e equipamentos, jet skis, carros, food ttrucks, sem contar a incrível paisagem natural do rio Negro.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *