Eles estudam possíveis riscos ao modelo na reforma tributária
Nova reunião está prevista para acontecer em Manaus ainda esta semana
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Líderes empresariais do Polo Industrial de Manaus (PIM) saíram satisfeitos do primeiro encontro formal com a nova bancada federal do Amazonas. Embora tenham participado somente quatro deputados federais: Adail Filho (Republicanos), Capitão Alberto Neto (PL), Saullo Vianna (União) e Sidney Leite (PSD), o setor produtivo considera como positivo esse estreitamento de relações.
Além disso, Sidney, Saullo e Adail estão diretamente envolvido no Grupo de Trabalho da reforma tributária, que está em andamento no Congresso Nacional.
Os senadores Eduardo Braga (MDB), Omar Aziz (PSD) e Plínio Valério (PSDB) estão em Manaus. Amom Mandel (Cidadania), Fausto Jr. (União) e Silas Câmara (Republicanos) não compareceram e a ausência de Átila Lins (PSD) foi justificada porque ele está em missão representando a Câmara dos Deputados no exterior.
Estreitando relações
Presente ao encontro, o presidente da Eletros, José Jorge Júnior, disse que o primeiro diálogo serviu para estreitar as relações com os parlamentares e adiantou que o grupo selou uma parceria de ajuda mútua. “Vamos procurar oferecer estudos, ajudar tecnicamente e estabelecer algumas ações com parlamentares de outros Estados sob a orientação da bancada do Amazonas”, informou.
O líder empresarial disse ao ÚNICO que a bancada do Amazonas se mostrou empenhada em fortalecer a parceria com o setor produtivo e essa reunião selou essa união.
Convite para Manaus
Estiveram presentes ainda o ex-superintendente da Suframa, Thomaz Nogueira, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Pauderney Avelino e representantes da Abraciclo, Abir, Cieam e Fieam.
Pauderney Avelino aproveitou a oportunidade para convidar a bancada a participar de uma solenidade na sede da Fieam, amanhã (17), às 11h30, onde vai ser feita a entrega formal do Diário Oficial do Estado (DOE) com a publicação de 66 projetos de ampliação, diversificação e novos investimentos no PIM com incentivos do Estados aprovados em 2022 pelo Conselho do Desenvolvimento do Amazonas (Codam). “São projetos aprovados com esses incentivos fiscais, mas que estavam parados aguardando a publicação no Diário Oficial”, disse ao ÚNICO.
