
Decisões da assembleia fortalecem governador Wilson Lima
Juiz do Amazonas no Conselho Nacional de Justiça
Sede do Inpa é assaltada cinco vezes seguidas
David Almeida lança edital do Festival Folclórico do Amazonas 2023
Relator da reforma tributária diz que “é preciso respeitar os contratos”
Amazonas Energia suspende instalação dos medidores aéreos
Jornalistas de todo o Brasil pedem a volta do diploma; o ÚNICO apoia esse movimento
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Roberto Cidade na presidência até 2027
Os deputados estaduais do Amazonas, aprovaram projeto alterando o regulamento da própria Casa e elegeram Roberto Cidade para a presidência da Assembleia até 2027. A regra em vigor vedava que o presidente fosse reeleito na mesma legislatura e se fosse mantida, Cidade ficaria na presidência até 2024.
Nova Mesa Diretora
Os estaduais definiram também a Mesa Diretora que tem a seguinte constituição: 1º vice presidente, Adjuto Afonso, 2º vice presidente, Abdala Fraxe, 3º vice presidente Joana Darc, Secretaria Geral, Alessandra Campêlo, 1º secretário Delegado Péricles, 2º secretário Cabo Maciel, 3º secretário, João Luiz, Corregedor Sinésio Campos, Ouvidor Felipe Souza.
Fortalecimento de Wilson Lima
A decisão dos deputados estaduais definindo o poder dentro da Casa até 2027, fortalece o governador Wilson Lima até o final do seu mandato, em 2026. Toda a base governista foi contemplada nessa reviravolta da Assembleia.
Juiz do Amazonas no Conselho
O juiz Luiz Cláudio Cabral Chaves da Vara de Execução de Medidas Socioeducativas de Manaus, que vem se destacando em atenção aos adolescentes indígenas processados ou condenados, estará na reunião virtual do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nesta sexta-feira (14). Ele vai apresentar uma proposta amparada nos artigos 231 e 232 da Constituição Federal, para definir procedimentos e diretrizes a serem observados pelo Judiciário focado no tratamento de adolescentes indígenas condenados ou em cumprimento de medidas socioeducativas em âmbito nacional.
Assalto no INPA
A sede do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas, em Boa Vista, Roraima, foi assaltada cinco vezes nos últimos dias. Levaram até os fios da instalação elétrica. Resultado: a sede está às escuras.
Festival Folclórico
O prefeito de Manaus, David Almeida, já está divulgando que no próximo domingo (16) vai lançar o edital de apoio financeiro ao 65º Festival Folclórico do Amazonas. A prefeitura patrocina a apresentação de grupos folclóricos integrantes das categorias Prata, Bronze e bois-bumbás categoria Ouro Master A. O festival acontecerá de 11 a 25 de junho, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), zona Sul.
Respeito aos contratos
O deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), relator da reforma tributária na Câmara, afirmou na quarta-feira (12) que é preciso respeitar contratos e, por isso, defendeu a manutenção da Zona Franca de Manaus (ZFM) até 2073. “Vamos ter que respeitar o que foi contratado nos últimos anos. A Zona Franca de Manaus foi contratada até 2073. Em 2013, ela foi votada, dez anos antes de vencer a Zona Franca de Manaus. Se renovou por mais 50 anos, chegando a 2073”, declarou Ribeiro.
Suspensos os medidores aéreos
A empresa Amazonas Energia informou que suspendeu a instalação dos medidores aéreos em Manaus, em cumprimento à lei municipal sancionada na semana passada pelo prefeito David Almeida, mas vai buscar seus direitos no STF, segundo o diretor da empresa, Radyr Gomes.
Jornalistas vestem azul
A Federação Nacional dos Jornalistas está promovendo uma mobilização nacional nesta quinta-feira (13) em defesa da volta da exigência de curso superior para exercer a profissão. “Pedimos que todos vistam-se de azul na quinta-feira, façam vídeos ou fotos e publiquem em suas redes sociais”, convocou a presidente da Fenaj, Samira de Castro. A categoria quer a votação de uma PEC que está pronta desde 2015, mas que não sai da gaveta da presidência da Câmara dos Deputados.