
Pesquisa mostra que o lado conservador de Manaus vem de fora
Samuel Hanan fala da importância de se manter a floresta amazônica em pé
Arthur e Dória defendem nova votação no domingo (28); PSDB decide hoje
Restaurante reabre depois de disputa judicial por propriedade
Seleção Brasileira Feminina chega nesta segunda a Manaus; Formiga se despede do gramado
Cientista suspeita que foi envenenado propositalmente
Por Cláudio Barboza e Solange Elias, com as Editorias do Único
Asfalto de Wilson Lima
O deputado Dermilson Chagas (Podemos) vai mostrar esta semana na Assembleia Legislativa, laudo técnico de engenharia sobre as obras do governo Wilson Lima na rodovia AM-010 (Manaus/Itacoatiara). O levantamento realizado no início deste mês de novembro revela vários problemas.
Engenharia aponta falhas
O engenheiro Rubelmar Azevedo disse ao ÚNICO que os serviços estão sendo realizados por várias empresas e que ele, tecnicamente, condena o que observou.
Valor da obra
A recuperação da Manaus/Itacoatiara foi anunciada com grande ênfase pelo governador, que apontou a estrada como um corredor importante no desenvolvimento regional. A obra dispõe de R$ 306,5 milhões de uma emenda parlamentar do senador Omar Aziz (PSD).
Manaus conservadora
Pesquisa em andamento por um professor da Ufam, mostra que o lado mais conservador de Manaus está aumentando em consequência de correntes migratórias de estados como Rio Grande do Sul e Paraná, além dos que chegam do sertão nordestino.
Ex-vice governador propõe novo olhar sobre floresta amazônica
Em artigo publicado ontem (21) o ex-vice-governador do Amazonas, o economista Samuel Hanan, disse que o momento é oportuno para o Brasil reavaliar internamente a questão ambiental e elaborar um novo plano de desenvolvimento sustentável para a região. Hanan foi um dos primeiros a falar sobre a questão do aproveitamento comercial do carbono. O artigo completo está aqui no ÚNICO, na sessão Articulistas*.
Nova data para o PSDB
Arthur Neto e João Dória estão defendendo a data de 28 de novembro (próximo domingo), para realização da nova eleição prévia que vai escolher quem será o candidato do partido à Presidência da República. O aplicativo criado para a eleição falhou, a eleição foi suspensa e apenas 3.500 filiados, de 45 mil inscritos, votaram.
Neto e Dória divulgaram nota ontem apontando que desde o início do processo defendiam a votação pelas urnas eletrônicas, que o aplicativo tinha falhas, mas a direção não ouviu e deu no que deu.
Decisão sai hoje
O PSDB realiza nesta segunda-feira (22) uma reunião a partir das 14h (hora Brasília) entre as principais lideranças do partido e representantes técnicos para avaliar qual o melhor momento para a retomada da votação das prévias.
Vista Rio reabre
Nova decisão judicial em torno da propriedade do imóvel onde funcionava o Vista Rio Café e UnBa Sushi Bar, deu ganho de causa ao empresário Mário Gonçalves Sabba, herdeiro de Isaac Sabba, o fundador da Reman. As empresárias Talita Dias da Costa e Soraya Almeida de Souza, que alugaram o imóvel e foram pegas de surpresa no meio da disputa judicial em que Rafael Barbosa de Andrade alegava ser o proprietário verdadeiro do local, anunciaram que o restaurante, fechado no final de outubro, vai reabrir em breve.
A disputa em torno do imóvel tem mais de cinco anos e é resultado de briga por herança.
Seleção Brasileira chegando
Começa nesta segunda-feira (22) o desembarque da Seleção Brasileira Feminina de Futebol que, na quarta-feira (25), começa a série de três partidas que vai disputar na Arena da Amazônia, pelo Torneio Internacional de Futebol. O primeiro treino será amanhã, no CT do 3B da Amazônia, ainda com o time incompleto.
Na quinta-feira (25), o Brasil estreia contra a Índia, depois pega a Venezuela no domingo (28) e em 1º de dezembro joga contra o Chile. Os horários das partidas ainda serão confirmados.
Despedida da Formiga
Durante esse torneio, a meio-campista da Seleção, Miraildes Maciel Mota, a Formiga, vai encerrar sua carreira e fará sua despedida em Manaus. Sua partida de despedida será contra a Índia e ela não participará das demais.
Cientista denuncia envenenamento
A Revista Veja publicou uma entrevista com o cientista amazonense, o biólogo Lucas Ferrante, de 33 anos, dos quadros do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) em que ele conta longa lista de perseguições e ameaças feitas contra ele, depois que ele assinou e publicou um artigo na revista Science, sobre a ineficácia do uso da hidroxicloroquina contra a Covid-19, no ano passado.
Ferrante relata que recebia ameaças pelo telefone, quase foi sequestrado (mas conseguiu fugir) e encontrou pedaços de pilhas no encanamento de sua casa. Hoje, ele está se tratando de um raro câncer de tireoide e associa a doença ao provável envenenamento pelos metais tóxicos presentes nas pilhas.
SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/
Facebook:
Facebook.com/portalunico.com
Instagram:
portalunico
Twitter:
@portalunico
FALE COM A GENTE
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515
CEO: Cláudio Barboza
(92) 99116-1777