
Governador de Minas Gerais propõe frente do Sul-Sudeste contra Norte-Nordeste
Governador do Rio Grande do Sul aprova proposta do governo mineiro
Lula inaugura Infovia de alta velocidade para municípios do Amazonas e Pará
Governo lança programa de ciência na capital paraense
IBGE divulga Censo Inédito nesta segunda-feira
População de Manaus denuncia em peso o inferno sonoro dos paredões e bares
Começa hoje o Festival Música na Estrada, com aula de canto
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Governador equivocado
O deputado federal Sidney Leite rebateu o posicionamento separatista do governador Zema, de Minas Gerais “O governador Zema, de Minas Gerais, reafirma em sua fala claramente equivocada, que não conhece a realidade do país. Precisamos lembrar que existem duas desigualdades no Brasil, a social e a regional. Precisamos de equilíbrio e não é colocando regiões em disputa que o problema do país vai se resolver”, afirmou.
A proposta do governador de Minas
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) defendeu uma união dos estados do Sul-Sudeste contra os estados do Norte-Nordeste. Não é a primeira vez que ele aborda o tema. Em outros momentos Zema desqualificou as regiões do Nordeste e Norte, numa crescente movimentação extremista.
Reação do Nordeste
Em entrevista ao jornal Estado de São Paulo, Zema comparou os estados nordestinos e nortistas “como vaquinhas que produzem pouco e recebem muitas compensações”. Os governadores do Nordeste reagiram às declarações: “Indicar uma guerra entre regiões significa não apenas não compreender as desigualdades de um país de proporções continentais, mas ao mesmo tempo, sugere querer mantê-las”, disse Sidney Leite.
Apoio do governo gaúcho
A proposta separatista do governador mineiro recebeu o apoio do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.
Lula inaugura internet de alta velocidade
Com o governo federal praticamente transferido para Belém desde a semana passada,o presidente Lula tem um pacote de eventos para anunciar, a partir de hoje. Começa com a inauguração da Infovia 01, em Santarém, no Pará. Esse projeto pretende levar internet de banda larga para 11 municípios entre Santarém (PA) e Manaus (AM), por meio de cabo de fibra óptica implantado no leito dos rios amazônicos.
Municípios atendidos
Com 1.100 quilômetros de extensão, a Infovia 01 vai levar conectividade às cidades de Curuá, Óbidos, Oriximiná, Juruti e Terra Santa, no Pará, além de Parintins, Urucurituba, Itacoatiara e Autazes, no Amazonas.
Censo Inédito
Também em Belém, o IBGE vai divulgar nesta segunda-feira um censo inédito sobre a população indígena no país no evento “O Brasil Indígena: uma nova foto da população indígena”. O evento será realizado às 12h (hora Brasília) no Theatro da Paz. Os números serão anunciados pela ministra do Planejamento, Simone Tebet, e pelo presidente interino do IBGE, Cimar Azeredo Pereira.
Ciência na Amazônia
Ainda nesta manhã, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, lançará o Programa Mais Ciência na Amazônia. Será no Museu Goeldi, na véspera da abertura da Cúpula da Amazônia, que começa amanhã (8) e vai até quarta (9).
Combate à poluição sonora
A Prefeitura de Manaus passou o final de semana em operação contra o excesso de barulho provocado por bares, boates, inferninhos e até os paredões (veículos com caixa de som que estacionam em qualquer lugar). O balanço indica três apreensões de equipamentos, quatro interdições de bares e seis notificações. Mas o que chama atenção é a quantidade de denúncias recebidas: mais de 800 pessoas reclamaram do excesso de ruído desses estabelecimentos. As denúncias podem ser feitas pelo 98842-2161 ou pelo e-mail: [email protected].
Música na Estrada
O Festival Música na Estrada começa nesta segunda-feira com programação educacional, antes dos espetáculos. A primeira atividade será uma masterclasses de Canto com Kismara Pezzati (mezzo-soprano / Zurique) e Luiz-Ottavio Faria (baixo / São Paulo), das 14h30 às 17h, na Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (ESAT/UEA), na Avenida Leonardo Malcher, 1728, Praça 14 de Janeiro. O acesso é gratuito.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777