PRIMEIRA MÃO

Deputado do Amazonas apresenta projeto para beneficiar a si mesmo

Deputado federal Adail Filho, em sessão no Congresso Nacional (Foto: Divulgação/Agência Câmara)

Projeto Jaraqui quer colocar CPI das Águas em praça pública

Caciques políticos de olho nas prefeituras do interior

Modelo e bilionária promove jantar atrás de dólares para projetos ambientais

Tribunal define prazo para os partidos

Eventos com animais estão proibidos no Brasil

Vacinação contra Covid-19 está em 9 postos da capital neste sábado

Atenção! Trânsito vai ficar difícil na entrada do São Jorge, hoje

Cinema de graça e circo 0800 na praça neste final de semana

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Meu pirão primeiro

O deputado federal e ex-prefeito de Coari, Adai Filho (Republicanos-AM), apresentou um Projeto de Lei (862.2023) na Câmara dos Deputados, que propõe um tipo de “perdão” para prefeitos de todo o país que usarem o dinheiro da previdência dos servidores para pagamento de despesas obrigatórias, como saúde e educação, por exemplo. Ocorre que ele próprio está sendo investigado pelo Ministério Público Federal juntamente por desviar dinheiro da previdência dos servidores de Coari, para outras despesas. A informação é do portal Real Time e seu comentário foi de que “nunca foi notificado sobre processo nenhum”.

Projeto discute a Águas de Manaus

Lideranças sociais que participam do Fórum das Águas estarão presentes no Projeto Jaraqui a partir das 9h da manhã deste sábado (1), no Coreto da Praça da Polícia, a fim de debater sobre da falta de saneamento básico na cidade de Manaus. Os vereadores da Comissão Parlamentar de Inquérito da Câmara Municipal, confirmaram presença. Vão prestar os esclarecimentos necessários à população sobre custo, acesso e qualidade das águas servidas aos moradores de Manaus pela empresa Águas de Manaus.

Caciques políticos do interior

A estratégia do governador Wilson Lima de arrebatar mais de 10 partidos para sua arena eleitoral vem deixando o cacicado político do interior do Amazonas de “orelha em pé”. Por enquanto, os holofotes estão ligados para a Prefeitura de Manaus mas há quem diga que WL está de olho também nas prefeituras do interior.

Prazo para os partidos

O Tribunal Superior Eleitoral na portaria n°. 85/2023, determinou que até o dia 9 de maio deste ano, os partidos políticos devam inserir os nomes de seus filiados na relação interna de filiação, com vista ao processamento ordinário do primeiro semestre de 2023. O procedimento se faz necessário para que os partidos possam mensurar a densidade de suas agremiações visando o próximo pleito.

Gisele promove jantar pela Amazônia

A ex-modelo e filantropa Gisele Bündchen será a estrela anfitriã de um jantar promovido pela BrazilFoundation, no dia 20 de maio, em Miami, com o objetivo de atrair doares para o Fundo Luz Alliance, com que Gisele ajuda a bancar projetos sociombientais desde 2007 envolvendo biomas brasileiros na Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa, Pantanal e ecossistema marinho.

Jantar rende dinheiro para o meio ambiente

O Fundo Luz Alliance destinou mais de R$ 8 bilhões a causas socioambientais desde sua criação e hoje, segundo Gisele, está elevando bastante sua receita com o jantar que acontece uma vez por ano nos Estados Unidos ou em São Paulo, captando recursos para o apoio a projetos de proteção e regeneração ambiental. Em 2021, a bilionária americana Mackenzie Scott doou US$ 5,5 milhões ao fundo cujos projetos podem ser acessados no site www.brazilfoundation.org/luzalliance

Eventos com animais estão proibidos

Portaria do Ministério da Agricultura suspendeu, preventivamente, todos os eventos com aglomeração de aves no país. A medida, que atinge o Amazonas, tem o objetivo de evitar a chegada da gripe aviária, que vários especialistas tratam como nova pandemia à vista. Estão proibidos exposições, torneios e feiras, por exemplo.

Passagem fechada no São Jorge

A passagem subterrânea do complexo viário Ministro Roberto Campos, no sentido São Jorge em direção à rua Pará, será fechada durante todo este sábado, a partir das 8h, para manutenção da rede elétrica . A previsão é de encerramento só as 19h, então é melhor evitar

Hoje tem circo e cinema de graça

O 3° Festival de Circo faz apresentações neste sábado (1) no Parque Rio Negro, (bairro São Raimundo), a partir das 17h. Haverá atrações circenses, música e brincadeiras, gratuitamente, ao público infantil. E no domingo (2), às 11h, o Teatro Amazonas recebe o espetáculo “O Sarau do Feupuudo”, com entrada também gratuita. Ainda neste sábado, no Cineteatro Guarany, às 18h30, acontecerá a “Mostra de Filmes de Escolas”, destaque para a produção de filmes de curtas-metragens produzidos de 2010 a 2014.


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *