fbpx

Deputado diz que PT terá candidato ao Governo do Amazonas

Ex-deputado federal de São Paulo participa de evento ambiental em Manaus

Amazonas faz lição de casa e mostra ser possível preservar e desenvolver o meio ambiente

Bolsonaro vai ser pressionado na Cúpula das Américas para defender a Amazônia

Polo Industrial fatura quase 10% a mais no primeiro trimestre do ano de 2022

Manaus terá 53 pontos de vacinação contra a Covid-19 nesta semana

Hoje é o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que já identifica mais de 50 doenças

Atleta indígena de tiro ao alvo entra para a Seleção Brasileira em busca das Olimpíadas

Procurador federal revela suicídio de mulheres Yanomami exploradas sexualmente

Superior Tribunal de Justiça já tem 67 candidatos para o novo Tribunal Federal que vai incluir o Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Corrida pelo governo

O deputado federal Zé Ricardo, foi porta-voz da confirmação que o ex-senador João Pedro, será candidato do PT ao Governo do Amazonas, nas eleições de 2022. O anúncio aconteceu durante a realização do Projeto Jaraqui, no sábado (4), na Praça da Polícia, tradicional evento que há anos promove debates em praça pública em Manaus.

Grupo afinado

Além do deputado federal José Ricardo e do próprio João Pedro, o grupo que carimbou a candidatura do ex-senador, contou a presença do ex-deputado federal José Praciano, que será candidato a estadual nas eleições deste ano e do ex-vereador Waldemir José.

Ex-deputado de São Paulo participa de evento ambiental no TCE

O ex-deputado federal e ativista ambiental, Fábio Feldman, participa nesta segunda-feira (6) do seminário “Gestão Pública de Resíduos Sólidos: Desafios e Oportunidades”, promovido pelo TCE. O encontro, a ser realizado na sede do tribunal, tem a coordenação do conselheiro Júlio Pinheiro. Terá como palestrantes, o presidente do TCE, Érico Desterro e o conselheiro Mário de Mello, além de outros especialistas. Haverá também o lançamento do livro sobre resíduos sólidos, do professor da UEA, Antônio Mesquita.

Amazonas dá exemplo

Matéria especial do ÚNICO na edição de domingo (5) mostra que em questão de preservação ambiental, conciliada com tecnologia de ponta e alternativa de desenvolvimento, o exemplo vem de um projeto desenvolvido no Amazonas, mais especificamente em Mamirauá, que abrange cinco municípios. Matéria completa no site do ÚNICO no link https://portalunico.com/reserva-do-mamiraua-o-exemplo-ambiental-que-vem-de-casa/.

Bolsonaro na cúpula

Falando em meio ambiente, há previsão de que o presidente Jair Bolsonaro sofra grande pressão na Cúpula das Américas, que começa nesta segunda-feira (6), nos Estados Unidos, pela preservação da Amazônia. Bolsonaro vai se encontrar pela primeira vez com o presidente Joe Biden e, entre outros temas, a Amazônia já está na pauta.

Trimestre positivo do PIM

Os resultados do primeiro trimestre do Polo Industrial de Manaus (PIM),divulgado no último sábado, apontam crescimento em todos os indicadores. O faturamento, por exemplo, foi de R$ 39,5 bilhões, o que representa um crescimento de 9,62% em relação ao mesmo período do ano passado (R$ 36,04 bilhões). O emprego de mão de obra também manteve-se alto, com mais de 100 mil empregados no ano passado e o mesmo número neste ano.

Vacinação hoje

Manaus vai ter 53 unidades básicas da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) oferecendo a vacina contra a Covid-19, todas as doses, de segunda a sexta-feira desta semana. O secretário municipal de Saúde, Djalma Coelho, comemorou que mais de 77% da população vacinável já completou o ciclo de imunização em Manaus, mas alertou que há uma parcela grande de pessoas com doses pendentes.

Teste do Pezinho

Nesta segunda-feira (6) comemora-se o Dia Nacional do Teste do Pezinho, aquela coleta de sangue que é feita no calcanhar dos recém-nascidos para a identificação precoce de doenças metabólicas, genéticas e hematológicas (do sangue). O exame é obrigatório no Brasil e identifica, atualmente, mais de 50 doenças, mas a meta é chegar a mais de 100 até 2026.

Karapâna nas Olimpíadas

O atleta de tiro com arco, Gustavo Paulino dos Santos, indígena da etnia Karapâna, apoiado por um projeto esportivo da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) conquistou uma vaga na seleção brasileira, que vai disputar as Olimpíadas de 2024. O jovem se classificou para as etapas do Mundial de Tiro com Arco, que serão realizadas na França e na Colômbia. Veja a história do atleta em ano.https://portalunico.com/selecao-brasileira-de-tiro-com-arco-tem-atleta-do-amazonas-da-etnia-karapana/.

Suicídio Yanomami

Na audiência conjunta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias e da Comissão Externa da Câmara dos Deputados que acompanha a situação dos Yanomami, sediados em áreas de Roraima e Amazonas, o procurador federal Alisson Marugal revelou que não houve confirmação sobre estupro e morte de crianças na aldeia, mas há confirmação de uma situação tão cruel quanto isso: “há um processo de desestruturação social muito intenso e que a face mais perversa desse processo é justamente a exploração sexual das mulheres da comunidade de Arakaça, inclusive com relatos de suicídio de mulheres que foram exploradas”. Segundo o procurador, isso está sendo investigado pelo Ministério Público Federal e a Polícia Federal.

Novo Tribunal Federal

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) está às voltas com 67 nomes de magistrados que querem preencher as vagas na composição inicial do Tribunal Regional Federal da 6ª Região (TRF-6), que terá 18 desembargadores federais e sede em Belo Horizonte (MG). O novo tribunal será um desmembramento do TRF da 1ª Região, que hoje atua em 13 estados, sendo Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Distrito Federal.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.