fbpx

PRIMEIRA MÃO

Deputado diz que prefeituras do Amazonas podem pagar piso salarial de professor

“Todas as prefeituras podem pagar e vou provar”, diz o parlamentar

Presidente da associação dos municípios diz que prefeituras não têm recursos

Reitor da UFAM comemora encontro com o presidente Lula

Ex-deputado federal está de volta ao palco principal

Beto Marubo escolhe ficar no Vale do Javari

Universidade abre vagas para quem chegou aos 50 anos de idade

Associação de juízes presta solidariedade a Luís Carlos Valois

Secretaria de Cultura marca data do desfile de Carnaval

Hoje tem bloco de carnaval universitário no Aleixo

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Recado aos prefeitos

O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) enviou recado para “os prefeitos que escondem o Fundeb dos professores” por meio de suas redes sociais, avisando que no dia 31 de janeiro vai apresentar os valores arrecadados por cada município amazonense. “Prefeitos e prefeitas, ainda dá tempo de dizerem a verdade!” publicou ele.

Recursos suficientes

Em sua postagem, Serafim acrescentou que apesar da grita geral de prefeitos de todo o país contra o reajuste de quase 15% no salário base dos professores, os municípios amazonenses têm recursos, sim, para pagar o aumento salarial.

Prefeito diz que não tem dinheiro

O presidente da Associação Amazonense dos Municípios, Anderson Sousa, que é prefeito de Rio Preto da Eva, no entanto, diz que as prefeituras não têm dinheiro para pagar o piso salarial dos professores.

Ex-deputado assume cargo

Entra o ex-deputado federal Pauderney Avelino na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti). Ele é o presidente do União Brasil, no Amazonas. Sem mandato, sai o ex-prefeito de Manacapuru e também ex-deputado ngelus Figueira. A matéria da assessoria da Sedecti que informou sobre a posse, não citou o nome do ex-titular da pasta, ngelus Figueira em nenhum momento.

Reitor da UFAM fica animado após reunião

O reitor da Ufam, Sylvio Puga, saiu animado do encontro geral que os reitores de universidades e instituições federais de ensino superior tiveram nesta quinta-feira (19) com o presidente Lula e os ministros da Educação, Camilo Santana, e da Ciência e Tecnologia, Luciana Santos. “É um novo momento, uma nova agenda para a universidade pública”, disse. Ele adiantou ao ÚNICO que uma reunião entre ele e o ministro Camilo Santana está sendo agendada onde vai apresentar as reivindicações específicas da Ufam ao MEC.

Marubo diz “não”

Havia uma especulação de que Beto Marubo, ativista das causas indígenas do Amazonas, participasse diretamente na Funai como um membro da fundação. Mas ele afirmou ao ÚNICO que, por uma decisão pessoal e institucional, decidiu permanecer na Univaja (União Indígena do Vale do Javari), onde defende as tribos contatadas e isoladas da invasão de garimpeiros, madeireiros, caçadores e pescadores clandestinos.

Vagas para os cinquentões

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) abrirá matrículas gratuitas na segunda-feira (23), para 2 mil vagas, destinadas ao público acima de 50 anos, para participar de oficinas e atividades físicas. Inscrições no https://inscricao.funati.am.gov.br.

Defesa de Valois

O afastamento do juiz da Vara de Execuções Penais do Amazonas, Luís Carlos Valois, das redes sociais, por ordem do Conselho Nacional de Justiça, tem gerado centenas de reações. Nesta sexta, a Associação Brasileira de Juristas pela Democracia expressou preocupação com a medida e afirmou: “A leitura dos conteúdos que ensejaram a grave medida repressiva de bloqueio de suas contas não denota qualquer pronunciamento de natureza político-partidária”. A ABJD empresta irrestrita solidariedade ao magistrado. diz o post do Twitter.

Matrículas abertas

O período de matrículas para novos alunos da rede pública estadual de ensino começa nesta sexta-feira (20). O processo pode ser realizado de forma on-line, por meio do site www.matriculas.am.gov.br. Os novos alunos são aqueles que vêm de outras escolas. O prazo encerra na próxima segunda (23).

Desfile definido

A Secretaria Estadual de Cultura definiu as datas e ordem de apresentação de todas as escolas de samba de Manaus, nesta quinta-feira: dia 16 de fevereiro se apresentam as escolas de samba do Grupo de Acesso B; no dia 17/2 será a vez das escolas do Grupo de Acesso A e no dia 18, as agremiações do Grupo Especial.

Bloco da Administração

Quem promove bloco carnavalesco nesta sexta-feira (20) são os formandos do curso de Administração da Fametro. O evento carnavalesco vai acontecer no Casa da Villa Garden, a partir das 20h. O preço dos ingressos varia de R$ 20 a 30.

Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *