Dengue: quais os principais sintomas

Quando é hora de buscar atendimento no hospital

Brasil registra uma explosão no número de casos

Fábio Rodrigues
Especial para o ÚNICO

Brasília (ÚNICO) Nesses primeiros dias do ano, o Brasil registra uma explosão no número de casos de dengue, com 55 mil 859 casos prováveis da doença e seis mortes em função de complicações atribuídas a ela.


Esse número é mais do que o dobro do registrado ano passado no mesmo período, quando foram contabilizados 26 mil 801 casos, conforme números do Ministério da Saúde.

A dengue

O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes – DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4.


Quando alguém é infectado por um deles, adquire imunidade contra aquece tipo específico, mas fica suscetível aos demais. Por isso, uma pessoa pode pegar a doença mais de uma vez.

Quando procurar hospital

A infecção por dengue pode apresentar quadro leve com sintomas, como febre alta (acima de 38º), dor de cabeça, dores no corpo e nas articulações, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele.


O tratamento tradicional prevê muita hidratação e em caso de febre e dores, deve se tomar antitérmicos, como dipiroma e paracetamol. Se não melhorar em até sete dias, o aconselhável é que procure atendimento médico.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *