fbpx

Delegados querem trocar delegacias por cadeiras na Assembleia Legislativa

Mais uma mulher se prepara para disputar o governo do Amazonas

PT define pré-candidaturas no Amazonas

O adeus do médico que amava o Garantido

ZFM vai receber linha de produção da terceira maior fabricante de motos do planeta

Transportar pirarucu ilegal é o mesmo crime de pesca predatória, decide juíza

Os problemas do porto de Manaus finalmente entram na pauta do dia

Prefeitura amplia para 84 número de postos de vacinação contra Covid-19

Arena Amadeu Teixeira será reaberta como ponto de vacinação

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Delegados em campanha

Pelo menos dez delegados efetivos da Polícia Civil do Amazonas, estão em campanha para disputar as eleições deste ano. A preferência é por uma vaga na Assembleia Legislativa. O discurso dos delegados pré-candidatos é unificado: combate à violência. Seis deles já anunciaram suas pré-candidaturas: a delegada-geral da Polícia Civil do Amazonas, Emília Ferraz, a delegada da Mulher, Débora Mafra, o delegado da Narcótico, Paulo Mavignier, o delegado Charles Araújo, o delegado Costa e Silva e o delegado João Tayah. Aumentam a lista os delegados Péricles e Pablo, candidatos à reeleição de deputado estadual e federal, respectivamente.

Segurança Pública

As candidaturas nas corporações de segurança e nas Forças Armadas seguem uma tendência crescente, iniciada por volta de 2016 e consolidada em 2018, quando o número de deputados federais ligados à Segurança Pública saltou de 36 para 102. No Amazonas, além dos delegados civis, há policiais militares e oficiais do Exército na disputa, num total de 12 pré-candidaturas.

Nova candidata ao governo

O partido Agir, que em março deste ano deixou de ser o Partido Trabalhista Cristão, para assumir o novo nome, trabalha para lançar nos próximos dias a pré-candidatura de uma mulher ao Governo do Amazonas. As conversas estão avançadas e, antes mesmo da definição, a direção local definiu um programa completo para apresentar aos eleitores. Neste caso, será a segunda mulher na disputa pelo governo. A primeira é a defensora pública Carol Braz, pré-candidata do PDT.

Pré-candidaturas do PT

O Partido dos Trabalhadores do Amazonas (PT-AM) definiu neste final de semana 15 pré-candidaturas, sendo 9 para deputados estaduais, 5 federais e uma suplência ao senado. Na corrida pela Assembleia Legislativa estão Sinésio Campos, Antônio Peixoto, Cristiane Sales, Francisco Praciano, Francy Junior, Waldemir Santana, Jéssica Batista, João Tayah e João Souza (Bolinho). Para a Câmara Federal Anny Moura, Sassá da Construção Civil, Edjane Rodrigues, José Ricardo e Luiz Borges, bem como a indicação de Cheila Moreira para suplência do senador Omar Aziz (PSD).

Garantido de Luto

O presidente do Movimento Amigos do Garantido, médico Rogério Ozores, faleceu nesta madrugada de segunda-feira (4). Ele foi um dos fundadores da Samel e estava em tratamento de saúde. Apesar do quadro debilitado foi ao Festival de Parintins deste ano.

Motos da Índia na ZFM

A terceira maior produtora mundial de motocicletas – atrás apenas das japonesas Honda e Suzuki – a indiana Bajaj Auto, está preparando sua chegada à Zona Franca de Manaus (ZFM). Inicialmente, ela vai se abrigar numa das linhas de produção da Dafra. Os kits de montagem já estão a caminho do Brasil. Veja matéria completa, daqui a pouco no ÚNICO.

Nem pescar, nem carregar

A Juíza federal Maria Elisa Andrade decidiu que transportar pirarucu ilegal – capturado em época de defeso ou em áreas protegidas – é ato criminoso tanto quanto a própria pesca da espécime, que está ameaçada de extinção. A magistrada julgou um caso em que um dono de barco de passageiros transportava carga de um dos clientes (disse que não sabia de quem) que era composta de pirarucus. Mesmo não aparecendo o dono, o proprietário foi condenado. Não pela pesca, mas pelo transporte.

Porto de Manaus

A Assembleia Legislativa do Amazonas realiza nesta segunda-feira (4), às 10h, uma audiência pública para debater e encaminhar providências sobre a atual situação do Porto Público de Manaus, o Roadway. Na pauta, além de pistas esburacadas, fiação exposta e plataformas submersas, estão o valor das taxas de embarque e desembarque de passageiros e veículos e até o uso dos banheiros.

Vacinação hoje

A Prefeitura de Manaus irá ofertar a vacina contra a Covid-19 em 84 pontos de imunização nesta semana, de segunda (4) a sexta-feira (8). A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) passa a operar com três pontos estratégicos de grande fluxo: o Studio 5, na zona Sul, o shopping Phelippe Daou, na zona Norte, e o Centro de Convenções Vasco Vasques, na zona Oeste, que será aberto às 10 h desta segunda-feira.

Arena também

O ponto de vacinação na arena poliesportiva Amadeu Teixeira será retomado para ampliar o acesso à imunização contra a Covid-19. A unidade começa a operar também a partir desta segunda-feira (4), com atendimento das 9h às 16h, para imunização de crianças, adultos e idosos.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.