Defesa Civil Nacional vai enviar alerta de desastres pelo Telegram

É preciso se cadastrar na página da DCN para receber os avisos de cada região do país

Orientações sobre como se proteger e rotas de fuga também serão enviadas

A Defesa Civil Nacional abriu um canal de informações no aplicativo de mensagens Telegram para enviar alertas de desastres por meio da plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap). Até agora, os alertas eram enviados apenas via SMS e televisão por assinatura.

Como se cadastrar

Para que os interessados possam receber informações via Telegram, é preciso instalar o aplicativo no celular, pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional, iniciar um chat com o robô (bot), escolher as áreas que deseja cadastrar e, a partir disso, receber os alertas. “Ao compartilhar a localização, o usuário passa a receber todos os alertas gerados para aquela região ou qualquer outra área cadastrada pelo cidadão”, informou o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr.

Orientações

Além do alerta de risco, a Defesa Civil vai oferecer recomendações e orientações para a população no caso de um desastre. “É fundamental que as pessoas acessem essas informações e estejam atentas ao que será enviado pela Defesa Civil. São informações que podem resguardar a vida e garantir a proteção do próprio usuário e de toda a sua família”, completou Schnorr.
O coordenador explicou que a ferramenta possibilita ao cidadão uma série de facilidades. “Com esse serviço, o usuário tem a possibilidade de pesquisar todos os alertas vigentes no País, receber notificações quando houver um alerta para a região de interesse e, também, se informar sobre ações de autoproteção e rotas de fuga (áreas seguras), caso seja necessária a evacuação de determinada área de risco”, conclui.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *