Defensoria Pública pede intervenção federal no Amazonas

Defensor argumenta que combate às queimadas é insuficiente

Processo será analisado pela Procuradoria da República

A Defensoria Pública do Amazonas apresentou uma representação à Procuradoria-Geral da República pedindo intervenção federal no Amazonas, em função dos quase sete mil focos de queimadas registrados no estado até o início da semana. Na representação, a Defensoria Pública do Amazonas pede que o órgão acione o Supremo Tribunal Federal (STF).

Justificativa

O defensor que protocolou o pedido, Carlos Alberto Souza de Almeida Filho, argumentou que “Há uma incapacidade do Estado do Amazonas com questão tão séria. O agir do Estado não tem sido minimamente para impedir que queimadas ocorram”, conforme diz um trecho do documento enviado à PGR. “Ondas de fumaça têm prejudicado a qualidade do ar em Manaus multiplicando as intercorrências em saúde”, completa.

Ainda segundo a solicitação, a fumaça está piorando a qualidade do ar em Manaus, aumentando problemas respiratórios e a busca por medicamentos antialérgicos.

“A capacidade administrativa do Estado tem se mostrado cosmética e absolutamente ineficiente. A continuar desta maneira, um grande naco da Amazônia irá desaparecer este ano, a apontar para a sua completa degradação nos próximos meses”, diz a representação.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *