fbpx
transferir
Objetivos para um mundo melhor

Por: Michele Lins Aracaty e Silva

Economista, Doutora em Desenvolvimento Regional, Docente do Departamento de Economia da UFAM, ex-vice-presidente do CORECON-AM.

Declaração de Belém: compromisso em prol da Amazônia

000_33QV3HT

Ao final de qualquer evento internacional de grande relevância apresenta-se ao mundo um documento devidamente assinado pelos membros participantes. No caso da Cúpula da Amazônia, o produto final foi a Declaração de Belém.

A Declaração de Belém foi construída a partir das propostas apresentadas pelos países, baseadas em contribuições da sociedade civil, academia, centros de pesquisa, agências e demais órgãos governamentais ao longo da programação dos Diálogos Amazônicos encaminhadas à Cúpula da Amazônia.

A Cúpula da Amazônia que ocorreu na capital paraense entre os dias 08 e 09 de agosto abordou ao longo da discussão questões cruciais relacionadas à preservação e gestão sustentável da Amazônia direcionando ações futuras em prol da proteção do ecossistema regional.

A Declaração de Belém constitui um documento contendo prioridades, compromissos e 113 objetivos para a proteção da Amazônia. Os direcionamentos apresentados visam o aproveitamento das potencialidades regionais com o objetivo de gerar emprego e renda de forma sustentável beneficiando o povo da floresta bem como os conhecimentos tradicionais e a cultura regional.

O documento é composto pelos seguintes temas: fortalecimento institucional da OTCA; Cidades amazônicas; Ciência, educação e inovação: conhecimento e empreendedorismo na Amazonia; monitoramento e cooperação na gestão de recursos hídricos, mudança do clima, proteção das florestas, das zonas costeiras amazônicas, de ecossistemas vulneráveis e da biodiversidade, cooperação policial, judicial e de inteligência no combate a atividades ilícitas, incluindo crimes ambientais, infraestrutura sustentável, economia para o desenvolvimento sustentável, reconhecimento das culturas amazônicas, segurança e soberania alimentar e nutricional, proteção social, direitos humanos e participação social, saúde e cooperação diplomática.

Limitações e frustrações fazem parte do texto final pois não foram estabelecidas metas compartilhadas para a redução do desmatamento, nem apresentadas ações concretas para prevenir o ponto de irreversibilidade da Amazônia e em nenhum momento avançou-se em propor ações em prol da proibição da exploração petrolífera na região.

Acerca do conteúdo, destacamos o compromisso dos países (Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) em pressionarem as nações desenvolvidas em fornecerem recursos para a mitigação dos impactos das mudanças climáticas e do fortalecimento de medidas de proteção à população indígena bem como dos direitos humanos e territoriais.

Encerrado o evento, nos resta torcer para que os compromissos firmados pelos países membros possam ser traduzidos em ações concretas no âmbito municipal, estadual e federal de forma a impulsionar o bem-estar regional e a sustentabilidade ambiental.

Por fim, reiteramos que as deliberações da Cúpula da Amazônia cristalizadas a partir da Declaração de Belém serão levadas à Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima (COP28) que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos nos meses de novembro e dezembro deste ano que tem o compromisso de repensar e reorientar a agenda climática.

Qual sua Opinião?

Confira Também

Parece moleza mas não é; trata-se de uma maneira de entrar em forma com exercícios concentrados

É uma técnica que atende desde jovens a adultos e idosos Aumenta em Manaus a busca por Pilates Alessandra LippoDa redação do ÚNICO O Pilates é um método é indicado para as pessoas de todas as idades e níveis de condicionamento físico. De iniciantes a atletas de alta performance. Também é utilizado como meio de tratamento para patologias existentes e prevenção. (Veja vídeos no final do texto) Princípios do Pilates Através dos 6 princípios que são respiração, concentração, centralização, controle, precisão, fluidez, os movimentos realizados desenvolvem vários grupos musculares, alongando, tonificando, melhorando a amplitude de movimento dos mesmos. A técnica

Leia Mais

ESQUISITICES II

Lourenço Braga, do Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas [email protected] Dia desses escrevi texto sobre coisas bizarras e fatos excêntricos com que somos obrigados a conviver, seja pelo pouco preparo de alguns, pelo autoritarismo de quem se julga superior aos que o cercam e àqueles com quem “é obrigado” a conviver, desrespeitando-os até mesmo na formação de filas para observância do tratamento prioritário garantido legalmente, seja, ainda, por condenáveis manifestações de esdrúxulo poder dos que retiram de eleições, com ou sem votos impressos, força que não foi nem lhes poderia ter sido atribuída Recebi retornos importantes, até alguns que demonstraram

Leia Mais

Senado recebe exposição com fotos amazônicas na segunda-feira

As belezas da região eternizadas nas fotos de Leonide Príncipe Exposição ’30 anos de Floresta – A Amazônia na fotografia de Leonide Príncipe’ fica até 5 de outubro no Senado Valéria CostaCorrespondente Brasília (ÚNICO) – Radicado no Amazonas, o fotógrafo francês Leonide Príncipe se especializou em fotos da natureza e na biodiversidade amazônica. E sua trajetória de 30 anos eternizando as belezas naturais da região está sendo exposta em várias partes do país.A exposição “30 anos de Floresta – A Amazônia na Fotografia de Leonide Príncipe” estreia no Espaço Ivandro Cunha Lima, no Senado Federal na segunda-feira (25) e fica

Leia Mais