PRIMEIRA MÃO

Decisão judicial impede que Wilson Lima assuma comando do União Brasil

Governador Wilson Lima: eleição para diretório partidário está temporariamente suspensa (Foto: Secom)

Ação atende interesses do ex-deputado Pauderney Avelino

Ministra sugere nova equipe de comunicação a Eduardo Braga

Governo Lula envia dinheiro para educação infantil no Amazonas

Ministro aponta alternativa para BR-319 ser referência mundial

Helicóptero desaparece com três pessoas na Amazônia

Prefeito está inelegível por oito anos

Fim da briga em Itacoatiara garante realização do Fecani

Hoje tem concerto sinfônico gratuito no Teatro Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Decisão suspende convenção do União Brasil

O governador Wilson Lima vai ter de esperar um pouco mais para assumir a direção do União Brasil no Amazonas. Ontem à noite o Tribunal de Justiça do Distrito Federal, acolheu Mandado de Segurança, que impede a realização da Convenção Estadual programada para esta sexta-feira (18), em Manaus. A liminar foi assinada pela juíza substituta Acácia Regina Soares de Sá.

A disputa pelo comando

A decisão expõe os movimentos do ex-dirigente do partido, Pauderney Avelino. Após ter entrado em rota de colisão com Wilson Lima e ter sido exonerado do cargo de secretário estadual, Avelino também ficou sem assento no União Brasil e desde então, tenta retornar ao cenário.

Advogado Avelino na ação

O mandado de segurança acolhido pela juíza tem o nome de oito pessoas e a representação legal é do advogado Luis Felipe Avelino Medina. O nome de Pauderney não aparece diretamente na ação. Caso a decisão não seja cumprida, a multa prevista é de R$ 10 mil reais ao dia. O prazo legal para recurso é de dez dias.

Eduardo Braga ouve ministra

O senador Eduardo Braga está mudando sua equipe de comunicação. Há informações de que ele estaria aceitando a indicação de uma equipe sugerida pela Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet.

Ministro diz como fazer com a BR-319

O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o Fundo Amazônia pode bancar a pavimentação da BR-319. Ele diz sonhar com a conquista do selo de “rodovia mais sustentável do mundo” em favor do projeto federal para a BR. “Vamos apresentar um modelo inovador, que é fazer uma concessão daquela rodovia para ter uma gestão privada. Como o fluxo é muito baixo, para fazer uma concessão de custo alto que permita monitoramento ambiental, isso não ficaria de pé com pedágio. Mas com recursos do Fundo Amazônia podemos ter o modelo mais inovador de gestão rodoviária com sustentabilidade do mundo”, disse.

Dinheiro para educação infantil

O Amazonas vai receber dinheiro do Governo Federal para criação de novas vagas na rede pública de ensino na educação infantil. Recursos de R$ 15,8 milhões serão repassados à Prefeitura de Manaus pelo Ministério da Educação. Meta: criar 3 mil 194 vagas em creche período parcial, 438 em período integral, mil e 69 vagas de pré-escola período parcial e 218 em período integral.

Helicóptero desaparecido

Um helicóptero de uma empresa contratada pelo governo federal desapareceu numa região de floresta densa entre o Pará e o Amapá, na região Amazônica. A aeronave tem três tripulantes. Ontem à noite, a busca estava sendo feita com uso de equipamentos de visão noturna, mas ainda não havia sinal do aparelho.

Prefeito inelegível

O Tribunal Regional Eleitoral decidiu que o ex-prefeito de Humaitá, Herivâneo Vieira de Oliveira e o ex-secretário municipal de Saúde, Cleomar Scandolara, estão inelegíveis por oito anos. Os dois foram condenados por abuso de poder político nas eleições de 2020. O programa “Vale Gás” criado pelo prefeito em época de campanha foi considerado eleitoreiro.

Acordo viabiliza Fecani

Acabou a briga entre o prefeito de Itacoatiara, Mário Abrahim, e a Associação dos Itacoatiarenses Residentes em Manaus (Airma). Os dois lados chegaram a um acordo e o Festival da Canção (Fecani) está confirmado para o período de 6 a 9 de setembro. O ÚNICO publica hoje a lista das músicas classificadas para a disputa.

Concerto sinfônico

Jovens músicos da Bahia fazem nova apresentação nesta sexta-feira (18), no Teatro Amazonas. O concerto sinfônico terá obras de compositores brasileiros e internacionais, coro à capela, obra inspirada nos pássaros e rios da Amazônia, solo da soprano Emyle França e ainda apresentação especial da solista violinista japonesa Midori, uma das maiores intérpretes da atualidade. A entrada é gratuita, a partir das 20h.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *