Debate no Senado discute dívida dos municípios

Requerimento é do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco

Manaus tem dívida de R$ 2,4 bilhões

Brasília (ÚNICO) – Está marcada para as 15h de segunda-feira (13), uma sessão de debates temáticos no Plenário do Senado para discutir a atual situação financeira e orçamentária dos municípios brasileiros. O requerimento foi apresentado pelo presidente da Casa, senador Rodrigo Pacheco, e aprovado na quarta-feira (8). Serão convidadas associações que representam municípios.

Pacheco argumenta que municípios estão em situações limite, com dificuldade de caixa. Dívidas previdenciárias e obrigações decorrentes de precatórios são alguns dos problemas apontados pelo parlamentar que podem “deixar muitas gestões municipais à beira da miserabilidade, em prejuízo dos serviços públicos vitais que prestam à população”.

Segundo o presidente do Senado, o debate das temáticas mais candentes para o municipalismo não interessa apenas aos prefeitos e vereadores. “Interessa com igual ou mais alta intensidade aos representantes das demais esferas”, afirma.

De acordo com dados do Relatório de Gestão Fiscal da Prefeitura de Manaus, o município tem uma Dívida Consolidada Líquida em torno de R$ 2,4 bilhões ou 30% da Receita Corrente Líquida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *