fbpx

De 19 governadores que disputam a reeleição, 18 devem ser reconduzidos aos cargos

Tribunal Regional Eleitoral explica o que é proibido levar na votação

Confira o que a direção do Hemoam diz sobre a morte da menina Luna, a filha da blogueira

Praça da Polícia grita por socorro em pleno Centro de Manaus

Justiça Federal manda a Funai demarcar Terras Indígenas em Urucurituba

Tribunal de Contas realiza congresso ambiental nesta quinta-feira

Faltam antenas para instalação da 5G em Manaus

Fundação de Pesquisa divulga resultado de seus estudos nesta quinta-feira

Segmento de óleos lubrificantes ganha mais incentivos para produzir no Amazonas

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Vento favorável à reeleição

Entre os 19 governadores que estão disputando a reeleição, as pesquisas mostram que 18 estão de vento em popa para serem mantidos no cargo. A exceção fica por conta do governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), que tem oscilado entre a segunda e terceira posições, nos levantamentos de intenção de votos. Essas informações são do portal Mais Brasil News, tendo por base pesquisas eleitorais do Ipec, Datafolha, Real Time Big Data e Ipespe.

O avanço de Wilson Lima

No Amazonas, o cenário mostra que o governador Wilson Lima (União Brasil) vem crescendo e abrindo vantagem sobre seu maior adversário, o ex-governador Amazonino Mendes (Cidadania), enquanto o senador Eduardo Braga (MDB) patina sem avançar em terceiro lugar.

Sem aparelhos na urna

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) está iniciando campanha para esclarecer para o eleitor amazonense sobre a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de proibir celulares na cabine de votação, no próximo dia 2 de outubro. O TRE já avisou: estão proibidos aparelhos de telefonia celular; máquina fotográfica; filmadoras; equipamentos de rádio comunicação; e qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, mesmo que esteja desligado. Quem descumprir, pode ir para a cadeia por crime eleitoral.

O caso da menina Luna

O ÚNICO recebeu e disponibiliza ao final desta coluna, um vídeo da diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio, em que ela conta o que aconteceu com a menina Luna, filha da blogueira Magrinha Ellen que foi diagnosticada com leucemia e faleceu na terça-feira.

Centro de Manaus

A Praça Heliodoro Balbi, mais conhecida como Praça da Polícia, é um oásis na selva de pedra de Manaus. Local que serviu para fundação do histórico Clube da Madrugada, que serve até hoje para o inquieto Projeto Jaraqui, e que reúne algumas espécies raras de árvores, além de charmosos chafariz, está precisando muito do poder público. Muitas árvores precisam de cuidados urgentes.

Potássio nas terras indígenas

A Justiça Federal deu 30 dias para a Fundação Nacional do Índio (Funai) iniciar o processo de demarcação da Terra Indígena Mura, que fica no Lago Soares, em Urucurituba (a 343 km de Manaus). O território em questão está sendo estudado pela empresa Potássio do Brasil para exploração do mineral e o Ministério Público Federal afirma que as comunidades originais não foram consultadas.

Povos antigos

De acordo com a decisão judicial a demora em demarcar o território é injustificada, porque o povo Mura habita a região do Lago do Soares há mais de 180 anos. “Pelo menos desde 1838, incluindo o período da Cabanagem”, diz o juiz.

Congresso Ambiental

O Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) sedia, nesta quinta-feira (15), a 1ª edição do Congresso Ambiental dos Tribunais de Contas do país. O tema será “O Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e a Atuação dos órgãos de Controle no Combate ao Desmatamento Ilegal”.

5G avança

A Anatel informou ontem que as capitais das regiões Norte e Nordeste que irão receber a internet 5G só no final do prazo estão nessa fila de espera por falta de antenas instaladas para a recepção do sinal. A estatal diz que, se as operadoras conseguirem instalar as antenas, a 5G chega mais rápido. Manaus está nesta lista e a previsão de chegada da 5G é novembro.

Resultados de pesquisas

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) promove nesta quinta (15) e sexta-feira (16) a segunda edição do Seminário Fapeam: Resultados/Impactos de Pesquisas. O objetivo é popularizar os resultados das pesquisas feitas pela Fundação. Existem pelo menos 21 novos projetos em andamento na Fapeam, e a maioria desconhecidos. O evento será na sede da Fundação, no auditório Tauató, no bairro Flores, das 9h às 11h e das 14h30 às 17h.

Incentivo ao lubrificante

O governador Wilson Lima (UB) assinou um decreto concedendo crédito de 100% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) para as indústrias de produção de óleos lubrificantes, instaladas no Amazonas. A medida é aplicável na importação do exterior de matérias-primas e materiais secundários necessários à produção no estado. Com uma frota abarrotada de carros, ônibus e embarcações, o Amazonas tem mercado farto para o segmento de óleos lubrificantes e, com a isenção fiscal, as empresas também poderão atender os mercados de outros estados.
.

Veja o vídeo da diretora do HEMOAM, Socorro Sampaio

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.