PRIMEIRA MÃO

David tem bom trânsito em todas as zonas geográficas da capital

Pesquisa mostra quem são os eleitores que aprovam gestão do prefeito David

Garantido e Caprichoso empatam em número de torcedores

Mais de 80% de quem mora em Manaus nunca foi ao Festival de Parintins

Escritora amazonense de 13 anos lança livros sobre educação financeira

Ex-vice governador bate-boca com militante petista

Governo Lula anuncia R$ 141 milhões para combate à seca no Amazonas; inclui a dragagem de três rios

Festival Lona Aberta abre temporada nesta quarta, com shows gratuitos

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Mapa dos votos

A pesquisa presencial de intenção de votos do Instituto de Pesquisas do Norte (IPEN), mostra que o prefeito David Almeida tem bom trânsito nas seis zonas geográficas da cidade, sendo que na Centro-Oeste ele registra o maior percentual: 39,8%. Nas demais a média se mantém em 30%. A pesquisa foi realizada de 11 a 18 de setembro e fez 1.017 entrevistas com eleitores na área urbana de Manaus com 16 anos ou mais.

Os números do prefeito

O trabalho do instituto, revela que David tem 50,5% de aprovação popular, quando somados os índices “Ótimo” e “Bom”. Segundo a pesquisa, David tem 18,7% de “Ótimo”, 31,8% de “Bom” e esse percentual sobe com 34,5% de “Regular”, o que eleva a aprovação da atual administração municipal para 82,3%. Só 4,2%, avaliam a gestão de David como ruim.

A cara do eleitor

O levantamento revela que o eleitor médio do prefeito David Almeida é predominantemente jovem, de 16 a 24 anos. Nesse segmento populacional o prefeito tem 40% das intenções de voto. Logo em seguida vêm os quarentões (de 45 anos a mais) com 30,2 % e a faixa de 24 a 44 anos, com 29,2%. No perfil dos eleitores, há um empate técnico entre homens e mulheres, como eleitores de David. Entre o público masculino ele tem 33,3% e entre o feminino 31,7%.

Empate de torcida entre os bumbás

A pesquisa divulgada pelo IPEN aferiu um dado interessante sobre uma das paixões do amazonense. A preferência dos torcedores pelos bumbás de Parintins. O resultado foi tão surpreendente que a direção do instituto disse que refez a pesquisa e chegou ao mesmo resultado: 28,30% torcem pelo Garantido e 28,30% são torcedores do Caprichoso. Empate no número de torcedores.

Muitos nunca foram ao festival

O trabalho do IPEN revela também outro dado em relação ao Festival de Parintins: 85,30% de quem mora em Manaus, nunca foi ao festival, ou seja, apenas 14,70% estiveram na ilha durante a festa que acontece no mês de junho. Dados completos sobre essas informações em anexo no final da coluna.

Lições de uma escritora de 13 anos

Educadora financeira e palestrante, a escritora amazonense Malu Lira lançará dia 7 de outubro, no Teatro Amazonas, 12 livros sobre educação financeira para crianças e jovens. Dentre as obras estão a ‘Saga da Laurinha’, os ‘Contos Milionários’ e ‘Investimentos para Jovens Além da Poupança’. Natural de Apuí, no interior do Amazonas, Malu conquistou espaço nacional, sendo citada em jornais nacionais como o Correio Braziliense e o Estado de Minas.

Complicações de um ex-vice-governador

A filiação do ex-vice-governador do Amazonas, Carlos Almeida, ao PT, continua dando o que falar. A mais recente é um bate-boca entre ele e Ruan Octávio, filiado ao partido. Ruan é o autor do pedido de impugnação da filiação de Carlos Almeida. Ele alega que Almeida não tem perfil e nem histórico para ser petista. Almeida rebateu em entrevistas, onde segundo Ruan tenta desqualificá-lo por ser “DJ, ator e produtor cultural”, o que mostra conforme Ruan, “preconceito e falta de respeito”.

Combate à seca

Em reunião com o primeiro escalão do Governo Lula, em Brasília, ontem, o governador Wilson Lima informou que uma das medidas de combate à seca será a dragagem de três rios do Amazonas: o Solimões, o Amazonas e o Madeira. A meta é facilitar a navegabilidade e o transporte de alimentos e combustíveis para o interior, assim como de mercadorias e insumos para a indústria da Zona Franca de Manaus. Já tem empresa anunciando férias coletivas por falta de matéria-prima para produzir.

No mundo mágico do circo

Durante quatro dias de apresentações, os amantes das artes circenses vão poder participar do Festival Lona Aberta, que terá sua abertura nesta quarta-feira (26), a partir das 20h no Centro Cultural Barravento (rua Jonathas Pedrosa, 1166 – Praça 14 de Janeiro). Vai ter palhaçaria, oficinas, espetáculos musicais, mágico e baile de gala.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *