Mais de 3 mil homens vão trabalhar nos igarapés, bueiros e galerias
Marcos Rotta assume o comando da prefeitura da capital amazonense
Solange Elias
Para o Portal Único
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) deu início a uma operação de limpeza de igarapés, bueiros e galerias em toda a capital para preparar a cidade para a possível grande cheia do rio Negro que está se desenhando. David se revelou preocupado com os índices do rio Negro, que estão acima dos registrados no ano passado.
Nesta segunda-feira (3), a cota do rio Negro é de 24,02 metros acima do nível do mar. No mesmo dia de 2021, ano em que se registrou a maior cheia dos últimos 100 anos, a cota era de 21,52m, uma diferença de 2,49m.
“Estamos a mais de dois metros do mesmo período do ano passado e isso está nos preocupando”, disse David. “Queremos pelo menos minimizar os efeitos da enchente e das chuvas fortes”, completou.
Três mil homens
Segundo David Almeida, as equipes das secretarias de Limpeza Pública (Semulsp) e de Infraestrutura (Seminf), num total superior a três mil homens, começam a atuar no desentupimento e limpeza de bueiros e galerias, limpeza e desassoreamento em 13 pontos de igarapés e ainda recuperação de áreas de erosão.
Rotta no comando
No lançamento da operação, David Almeida confirmou que tirará férias por dez dias e que o vice-prefeito Marcos Rotta, também secretário de Infraestrutura, assume o comando do Executivo municipal.
Mudança na comunicação
O prefeito anunciou também ao repórteres presente ao lançamento da operação de limpeza, que o novo secretário de Comunicação será o jornalista Israel Conte e que o agora ex-secretário Emerson Quaresma passa a atuar na comunicação específica das autarquias do município e na relação com as agências de publicidade.