Após denúncias de irregularidades, vacinação em Manaus é suspensa
Explosão de casos de coronavírus no Amazonas bate novo recorde
UFAM antecipa formatura de médicos em função da pandemia
TCE determina transparência total no processo de vacinação no Amazonas
Os ex-vereadores Elias Emanuel e Reizo Castelo Branco foram nomeados em cargos de diretor na ManausCult, órgão da prefeitura de Manaus, que tem na direção um outro vereador, Alonso Oliveira (Avante). Segundo decreto do prefeito David Almeida (Avante) Reizo será diretor cultural e Elias Emanuel, diretor de eventos.
Outras nomeações
O ex-vereador Fabrício Lima também foi nomeado como diretor da Área de Políticas Setoriais. A esposa do vice-governador Carlos Almeida, Tarciana de Almeida, foi nomeada pelo prefeito David Almeida para cargo de diretoria na Casa Civil.
Explosão de casos em Manaus
O Amazonas registrou o triste recorde de 5 mil casos de Covid-19 em um único dia, na quarta-feira (20). Foram 3.632 novos casos em Manaus e 1.377 em cidades do interior.
Estudos científicos
Alertas de especialistas têm sido feitos sobre a nova cepa do coronavírus, identificado no Amazonas, mas os estudos em relação ao fato até agora são insuficientes. O Estado adotou, mesmo com atraso, regras de restrição, sanitárias e alertas há dias mas ainda não foi divulgado um único índice de regressão – de casos ou de mortes.
Desfile de horrores
O fato é que além de assistir às mortes de entes queridos, os cidadãos amazonenses são obrigados a ver também o espetáculo dantesco da malandragem e da usura, simbolizados em “fura-filas” da vacinação e nas casas de venda de material hospitalar, justamente multadas pelo Procon pelo abuso nos preços.
Vacinação é interrompida
Depois da confusão dos “fura-filas”, O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus decidiram suspender hoje, (21) a vacinação de profissionais da saúde, contra a Covid-19, na capital. Houve pressão de órgãos como Ministério Público do Estado, Ministério Público do Trabalho, Defensoria Pública do Estado e Defensoria Pública da União, Tribunal de Contas do Estado e Ministério Público de Contas para que a campanha seja reorganizada com clareza de divulgação dos grupos prioritários a serem vacinados.
Mais médicos
A Universidade Federal do Amazonas (UFAM) também vai antecipar a formatura do curso de Medicina, de 2020. Os estudantes, que se formarão hoje (21), possuem mais de 85% de cumprimento da carga horária do currículo, o que lhes permitiu a antecipação da colação de grau. O pedido de antecipação foi feito pelo deputado Belarmino Lins (PP) que fez a mesma proposta à UEA na semana passada e também foi atendido.
Decisão do Tribunal
O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Mario de Mello, divulgou ofício encaminhado ao prefeito David Almeida, para que a Prefeitura de Manaus se abstenha de qualquer ato que proíba a realização e/ou divulgação das imagens de pessoas que sejam vacinadas. O prefeito David Almeida, anunciou em live na terça-feira (19) que iria emitir portaria proibindo a divulgação de fotos, após repercussão negativa de imagens de pessoas que teriam furado a fila para receber a vacina.