Mais de mil servidores da prefeitura serão beneficiados
”Esse é um sonho antigo de muitos profissionais”, diz o prefeito
O prefeito de Manaus, David Almeida, sancionou a lei que instituiu o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores da Área Não Específica, da prefeitura. Esses trabalhadores são aqueles que estão em setores administrativos das diversas secretarias mas nunca foram enquadrados em nenhum plano de carreira. Os guardas municipais, por exemplo, estão incluídos nessa área.
1.100 contemplados
A necessidade das alterações foi identificada durante o processo de verificação, pela comissão formada por servidores estatutários da Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), responsáveis pelo enquadramento e pela evolução funcional dos cerca de 1.100 servidores contemplados pelo plano.
Sonho antigo
“A aprovação do PCCR é um sonho antigo desse grupo de profissionais, que não tinham um mecanismo legal que os permitissem crescer no serviço público, onde já atuam há décadas”, destacou o prefeito David Almeida. “Muitos deles cursaram faculdade, se especializaram, mas, por não estarem amparados por um plano, não tinham como progredir em suas carreiras”, completou.
Um ano de espera
A Lei nº 2.928, que criou o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) dos servidores públicos efetivos da Área Não Específica foi aprovada pela Câmara Municipal de Manaus (CMM) em julho do ano passado. Logo em seguida, foi instituída a comissão encarregada de analisar a vida funcional de cada servidor alcançado pelo plano.
Direitos resguardados
“Nossos técnicos observaram haver pontos que poderiam suscitar interpretações duvidosas sobre os requisitos para o enquadramento, entre outras questões de nomenclatura que precisavam ser adequadas. Com isso, nossos servidores da área não específica ficam resguardados em seus direitos”, explicou o titular da Semad, Ebenezer Bezerra.