Wilson Lima anuncia novo monitoramento das queimadas e atendimento a Beruri
CPRM aponta que a situação vai piorar na segunda quinzena de outubro
Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO
A segunda-feira (2) foi de correria entre os órgãos públicos da capital e do interior, no combate à seca, às queimadas e aos acidentes naturais. Pela manhã, o prefeito de Manaus, David Almeida anunciou que começaram hoje tanto a interdição da praia da Ponta Negra para o banho – por três meses – quanto a distribuição de água e alimentos para mais de 6 mil pessoas nas comunidades ribeirinhas de Manaus, que já estão sem água potável por conta da seca.
“Esse alimento vai acabar. Acredito que, provavelmente, a gente vai fazer de 15 em 15 dias ou de 30 em 30 dias, dependendo das condições dessa estiagem. Além disso, vamos iniciar a perfuração dos poços nas comunidades, para que essa população tenha água potável à disposição”, adiantou o prefeito.
Queimadas e seca
O governador Wilson Lima foi ao Centro de Monitoramento do Ipaam acompanhar as iniciativas de monitoramento da seca e das queimadas e também de atendimento às vítimas do desbarrancamento na comunidade Arumã, em Beruri.
Segundo Wilson Lima, o governo já aplicou pelo menos R$ 17 milhões em multas nas regiões sul e metropolitana de Manaus, a autores de queimadas.
Lima fez o lançamento também do aplicativo Cota Rio, desenvolvido pela Defesa Civil do Amazonas, para fazer um monitoramento contínuo dos níveis dos rios no estado, além de previsão do tempo e alertas emitidos pelo órgão. A ferramenta já está disponível para o sistema Android e opera de maneira off-line, com registros feitos em qualquer ponto, mesmo sem acesso à internet.
Pode piorar
Também nesta segunda-feira (2), a cota do rio Negro aferida pelo Porto de Manaus, chegou a 15,20m acima do nível do mar, que significa 1,66m a mais que o nível da seca histórica de 2010, quando o rio baixou até 13,63m.
Segundo o Serviço Geológico do Brasil (CRPM), em Manaus, o Rio Negro deve atingir o ápice da seca na segunda quinzena do mês de outubro.