David Almeida entrega insumos para estimular produção de pitaya em Manaus

Produtores agrícolas receberam mudas, adubo e calcário

A meta é consolidar a produção no cinturão verde da capital

O prefeito de Manaus, David Almeida, entregou a produtores rurais que investem no cultivo da pitaya, mudas da planta, adubo e calcário, para estimular a produção local. Segundo David, que criou o programa “Manaus+Agro”, o objetivo da ação não é apenas alcançar todo o mercado nacional, mas também o internacional com a produção da capital amazonense.
As comunidades beneficiadas foram as do ramal Rio Branquinho, quilômetro 67, BR-174, e a de São Francisco do Caramuri, quilômetro 134, AM-010.

Clima do Amazonas favorece cultura

Apesar de exótica, a pitaya está ganhando cada vez mais espaço no mercado local, devido às condições naturais, como calor e chuvas típicas da região, que favorecem o cultivo. Para David, com esse incentivo, a perspectiva é gerar emprego e renda para mais produtores rurais.

Produção nacional

Manaus produz aproximadamente 3 toneladas de pitaya por mês, que são vendidas nos mercados de São Paulo e Roraima, mas a maior parte é vendida em Manaus mesmo. Além da comercialização da fruta in natura, o produtor rural trabalha com extração de néctar das flores para produção de mel e, também, alimentação de animais com o talo da planta. Tudo muito aproveitável nesta cultura. Com todos esses atrativos, a produção dessa fruta exótica tem atraído mais produtores familiares interessados no cultivo.

Merenda escolar

O prefeito David Almeida anunciou também que a prefeitura vai comprar a produção dos agricultores para agregar a pitaya à merenda escolar. “Vamos agregar a pitaya à merenda escolar, para que possamos escoar essa produção, tanto nas escolas quanto nas nossas feiras e mercados”, assegurou Almeida.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *