David Almeida e Marcos Rotta recebem proprietários de flutuantes

Empresários querem evitar a retirada de mais de 900 flutuantes no rio Tarumã

Dos 913 flutuantes, 194 são residências e 415 são comerciais

O prefeito de Manaus, David Almeida e o vice-prefeito e chefe da Casa Civil, Marcos Rotta, receberam, nesta segunda-feira (31), representantes da Associação dos Flutuantes do Rio Tarumã-Açu (Afluta) e dos moradores da comunidade na marina do Davi, que buscam modificar a decisão expedida no dia 7 de junho, pelo juiz titular da Vara Especializada em Meio Ambiente (Vema), Moacir Pereira Batista, que ordena a retirada dos mais de 900 flutuantes instalados na localidade.

Notificados

Durante o encontro no Centro de Cooperação da Cidade (CCC), os representantes demonstraram dados que apontam que muitos dos flutuantes do local estão regularizados. Presente na reunião, o titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Antônio Stroski, explicou que entre os dias 29 de junho e 20 de julho, foi realizada uma ação que notificou todos os flutuantes do Tarumã-Açu. Além disso, ocorreu a atualização do sistema de monitoramento da Prefeitura de Manaus.

Mapa

Após a primeira fase da operação, a Semmas descobriu que dos 913 flutuantes instalados ao longo do Tarumã-Açu, 194 são residenciais, 251 garagens, 415 comerciais e 53 são píeres.


Para o procurador-geral do Município (PGM), Rafael Bertazzo, é fundamental que todas as dúvidas existentes no processo de retirada sejam esclarecidas para que a população que está regular não seja prejudicada no final do processo. “Existe uma ordem judicial que obriga essa remoção. Só que ela tem que ser feita com muita cautela, porque existem flutuantes já regularizados. Existem flutuantes de famílias que moram lá. Então, a prefeitura vai tomar todos os cuidados para que no final da operação só sejam retirados os flutuantes que estiverem irregulares”, enfatizou Bertazzo.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *