PRIMEIRA MÃO

David abraça a periferia e confirma pré-candidatura à reeleição

Prefeito David Almeida oficializa sua pré-campanha à reeleição (Foto: Reprodução/Instagram)

Pré-candidatura de Marcelo Ramos mexe no tabuleiro político

O livro da professora da UFAM, Marilene Corrêa

Voo temático coloca Wilson Lima num palco e Bi Garcia em outro

Tribunal de Justiça do Amazonas abre “Semana Nacional dos Juizados Especiais”

Juiz manda tirar “sexo” da carteira de identidade

Casos Djidja: viciados em cetamina sofrem abstinência na prisão

Alexandre de Moraes deixa o TSE nesta segunda

Assembleia entrega medalha a cunhã Isabelle Nogueira

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

David confirma campanha

Nesta segunda-feira (3) às 18h30, o prefeito David Almeida confirma a sua pré-candidatura, em ação a ser realizada no Morro da Liberdade, na casa onde ele morou durante muitos anos. Em postagem nas redes sociais, David explica que o espaço é pequeno: “não tragam caravanas”, mas diz que quem quiser participar “será bem vindo”, porque telões do lado de fora vão transmitir o evento. “É a primeira pré-candidatura lançada na periferia”, afirma David.

A mexida de Marcelo Ramos

A entrada do PDT na pré-campanha de Marcelo Ramos, anunciada no final de semana, mexeu no tabuleiro político de Manaus, fortalecendo a candidatura do pré-candidato do PT. Com a decisão anunciada pelo presidente estadual do partido, Luiz Castro, o PDT deixou o arco de alianças do pré-candidato Roberto Cidade.

Livro da professora Marilene Corrêa

A professora da UFAM, Marilene Corre, pós-doutora em Sociologia, lança nesta segunda-feira (3), às 17h, com aval da editora Valer, o relançamento do seu livro ‘O Paiz do Amazonas’, no Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais – IFCHS (antigo ICHL), no Campus Universitário.

Voo temático da Azul

A Azul realiza nesta segunda-feira (3) o primeiro voo temático para Parintins, com a aeronave nas cores do Garantido e Caprichoso, mas o evento deve colocar em locais diferentes Wilson Lima e Bi Garcia. Há uma expectativa que Wilson conceda uma entrevista antes da decolagem do avião, mas ele deve ficar em Manaus. Em Parintins, o prefeito Bi prepara evento para receber os jornalistas e convidados que vão no voo.

Inscrição para Mestrado

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Ufam, com o nível de mestrado, prorrogou a data de inscrição da seleção para turma de 2024, o novo prazo de inscrição é até 05/06/2024. Mais informação (ppgsocio.ufam.edu.br).

Juizados Especiais

Nesta segunda-feira (3), às 14h30, o Tribunal de Justiça do Amazonas abre oficialmente, em âmbito estadual, a “Semana Nacional dos Juizados Especiais”. A programação se estenderá até o dia 7 de junho e inclui a realização de palestras e oficinas técnicas para capacitar os profissionais que atuam nos Juizados Especiais. Hoje (3), as atividades serão abertas às 14h30, com a participação do coordenador dos Juizados Especiais do Amazonas, desembargador José Hamilton Saraiva dos Santos.

Identidade sem sexo

A Justiça Federal de Brasília concedeu liminar a um pedido do MPF (Ministério Público Federal), para que a União altere, no prazo de 60 dias, o layout da nova Carteira de Identidade Nacional, com o objetivo de assegurar o direito das pessoas trans. Pela decisão, o campo “sexo” deverá ser excluído do documento e o campo “nome” terá que ser unificado, sem fazer distinção entre os nomes social e civil.

Abstinência na cadeia

A advogada dos membros da seita “Pai,Mãe, Vida”, Lidiane Roque, pediu tratamento médico externo para seus clientes, com internação compulsória para desintoxicação. A advogada representa Cleusimar e Ademar Cardoso, mãe e irmão de Djidja Cardoso que morreu no di 28 de maio.

Sintomas e negativa

Segundo a advogada, seus clientes apresentam sintomas de abstinência da droga cetamina, que eles administravam em si e nos demais participantes: tremedeiras, sudorese e ansiedade. A Secretaria de Administração Penitenciária respondeu que possui “corpo técnico de saúde, com médicos e enfermeiros que atendem os internos, visando sempre a dignidade da pessoa custodiada”.

Mudança no TSE

Nesta segunda-feira (3), o ministro Alexandre de Moraes irá transferir a presidência do Tribunal Superior Eleitoral para a ministra Cármen Lúcia. Ela é quem irá comandar as eleições municipais deste ano. Moraes deixa também a corte eleitoral, e sua vaga será ocupada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) André Mendonça.

Medalha para Isabelle Nogueira

A Assembleia Legislativa do Amazonas realiza nesta segunda-feira (3), às 11h45, no plenário da Casa, a concessão da Medalha Ruy Araújo à cunhã do Boi Garantido, Isabelle Nogueira. A entrega da Medalha Ruy Araújo, maior comenda da Casa Legislativa, é uma proposta coletiva dos 24 deputados da Casa Legislativa estadual, pelo papel que Isabelle desempenhou representando o Amazonas em rede nacional, durante sua participação no programa televisivo Big Brother Brasil 2024 (BBB 24).

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *