Dan Câmara apresenta emenda de R$ 1 milhão para a Fundação do Índio

Ele cita casos de alcoolismo e suicídio nas reservas

Deputado sugere a mudança para Fundação dos Povos Indígenas

O deputado estadual Comandante Dan (PSC) apresentou nesta quarta-feira, 19 de abril, quando se comemora o Dia dos Povos Originários, uma emenda impositiva no valor de R$ 1 milhão em favor da Fundação Estadual do Índio (FEI). O parlamentar, que é vice-presidente da Comissão de Assuntos Indígenas da Assembleia Legislativa do Amazonas, destacou a necessidade de investimentos na saúde indígena, em razão dos altos índices de alcoolismo entre essa população, além da taxa de suicídios entre indígenas, que é três vezes superior à média do País, segundo dados do Ministério da Saúde.
“Como presidente da Comissão de Segurança Pública desta casa legislativa, também quero estar mais próximo e contribuir com as questões relacionadas à segurança dos povos indígenas do Amazonas”, afirmou Dan Câmara.

Conflitos

O parlamentar citou também os recentes episódios que vitimaram os Yanomami na terra indígena de Roraima e lembrou ainda os conflitos entre indígenas e garimpeiros, que frequentemente invadem terras indígenas demarcadas e põem em risco a segurança das aldeias.
Ele afirmou que estará atento quando da tramitação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2024, na Assembleia, para que seja garantida a correta destinação de recursos à questão indígena.

Novo nome

Ao finalizar sua participação, ele informou que deu entrada em um requerimento ao Governo do Amazonas para a mudança do nome Fundação Estadual do Índio (FEI) para Fundação Estadual dos Povos Indígenas (Fepi), passando a ser empregada a nomenclatura correta.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *