Curso pré-vestibular revela estratégias para candidatos garantirem bom desempenho nas provas da UEA e Enem

Os candidatos estão em contagem regressiva para o vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA)

Os candidatos estão em contagem regressiva para o vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Faltando um pouco mais de um mês para as provas, o pré-vestibular Vetor Centro de Estudos revela algumas estratégias para os estudantes durante essa reta final de preparação.
“Como já estamos bem próximos dos dias das provas, o candidato não terá tempo hábil de revisar toda a matéria que ele acredita ter alguma deficiência, então a dica é focar-se na resolução de questões das provas anteriores”, indica coordenador pedagógico do Vetor, Albervan Cidrônio.
Ele avalia que esse treino, que deverá passar a fazer parte da rotina, é fundamental para o candidato se familiarizar com a prova, com o estilo da banca e, principalmente, com o tempo de duração. Por conta disso, cronometrar quanto demora para resolver as questões pode ajudar a ajustar o tempo e otimizar a preparação.
“Minha sugestão é tirar um dia para resolver as questões de natureza e matemática e, no outro, a de humanas, linguagens e redação. No terceiro dia, o candidato faz a correção de tudo e, automaticamente, ele já está revisando o conteúdo”, comenta Albervan.
Além do conteúdo e a estratégia, cuidar da saúde emocional também é essencial para os candidatos garantirem um bom desempenho nas provas. Buscar ter uma boa noite de sono, fazer uma atividade física, descansar, alimentar-se bem e socializar com a família também devem fazer parte da rotina de preparação.
Este também é o momento ideal para aprender exercícios para diminuir a ansiedade. Experimentar tirar alguns minutos do dia para fazer uma pausa e respirar fundo é um deles. Ou ainda, com a ajuda do dedo indicador, inspire por uma narina e expire pela outra. Ambas técnicas acalmam porque faz com que a pessoa se concentre no momento presente.

Algumas ferramentas de motivação também têm sido adotadas pelos alunos do Vetor Centro de Estudos, entre elas, o banho gelado para começar o dia revigorado e produtivo, e, no fim do dia, o banho da vitória, que sugere colocar uma música preferida para tocar enquanto se toma banho. Nesse momento, o aluno mentaliza sua caminhada, todos seus esforços e visualiza o dia da sua aprovação.
O Vetor é o primeiro cursinho da região Norte a usar o Método Leal, técnica pioneira de estudo que busca desenvolver o autoconhecimento, inteligência emocional, psicologia positiva, neurociência e meditação, preparando vestibulandos de alta performance. Mais de 15 mil estudantes de todo o Brasil já testaram e validaram a metodologia, baseada em estudos da Universidade de Harvard.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *