PRIMEIRA MÃO

Crimes de ódio na internet crescem 650%

Clube denuncia que jogador foi vítima de racismo em supermercado de Manaus

Manaus vai ter feriadão de quatro dias

Amazonense vai participar de Semana de Artes em Paris

Especialistas debatem como alavancar o crescimento do Polo Naval na ZFM

Justiça Trabalhista leiloa nesta segunda-feira dois imóveis de um dos maiores estaleiros do Estado

Vacinação contra a Covid-19 terá 84 postos nesta semana

Rios da Amazônia são canais de transporte de plástico para os mares

Jornalista diz que Manaus ganhou “presente de aniversário” com a não-reeleição de um adversário

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Crimes de ódio

As denúncias de crimes que envolvem discurso de ódio na internet cresceram 67,5% em 2022, em relação ao ano passado, conforme dados da Safernet, organização de proteção dos Direitos Humanos no meio digital, referentes ao primeiro semestre do ano. O discurso de ódio que mais cresceu foi o da intolerância religiosa, que registrou 654% a mais que no ano passado, seguido da xenofobia (aversão a estrangeiros) com 520% e do neonazismo avançou 120% nas postagens. Mas em números absolutos, a misoginia (aversão a mulheres) foi o crime mais denunciado, com 7.096 casos.

Acirramento eleitoral

Em atuação desde 2005, a Safernet monitora os períodos eleitorais no Brasil e identificou que, nos anos em que há eleições, ocorre o acirramento do discurso de ódio na internet. Os números das três últimas eleições (2028, 2020 e 2022) comprovam isso.

Denúncia de racismo no supermercado

O São Raimundo denunciou nas redes sociais,em nota oficial, que o atleta de sua equipe, Igor Quadrado, foi vítima de racismo na tarde de sábado (15). Afirma que no DB Supermercados da Ponta Negra, o jogador foi abordado por funcionários e teve que provar que a sandália que usava era sua e não do estabelecimento. Poucas horas depois, o clube registrou boletim de ocorrência. (Material completo https://portalunico.com/sao-raimundo-denuncia-racismo-contra-jogador-igor-quadrado/).

Feriadão em Manaus

O Governo do Amazonas vai antecipar o feriado do Dia do Funcionário Público, do dia 28 de outubro, para 25 de outubro, nas repartições públicas estaduais, autarquias e fundações da capital e interior, com ressalvas para procedimentos já agendados pelo Sistema Estadual de Saúde. Com isso, o funcionalismo público estadual vai ter dois feriados seguidos, além do sábado e domingo, num “feriadão” de quatro dias. No dia 24 de outubro é feriado de aniversário de Manaus.

Atriz amazonense na Europa

A atriz e produtora audiovisual amazonense Iasmim Benayon foi convidada a participar da Semana Internacional das Artes, em Paris. Ela será a única brasileira a participar da mostra a ser realizada de 19 a 23 de outubro.

Polo Naval busca alternativas

A Suframa e especialistas do Polo Naval da Amazônia se reúnem nesta segunda-feira (17), às 9h30, para debater problemas e buscar soluções para o avanço do segmento. Entidades públicas e privadas vão discutir como alavancar o segmento de navegação comercial do Amazonas, com uso de tecnologia avançada e qualificação de mão de obra.

Estaleiro à venda

A discussão sobre o Polo Naval acontece exatamente no mesmo dia e horário (17, às 9h30) em que serão leiloados dois imóveis de um dos maiores e mais tradicionais estaleiros do Amazonas, o Estaleiro Rio Negro (Erin), para pagamento de dívidas trabalhistas. O valor total do leilão é de R$ 19 milhões, em dois lotes muito grandes situados às margens do rio Negro.

Vacinação hoje

A vacinação contra a Covid-19 terá 84 unidades de saúde disponíveis nesta semana, até a próxima sexta-feira (21|). Os pontos de imunização estão distribuídos em todas as zonas da cidade, operando em horários estratégicos, que se estendem, em algumas unidades, até as 20h.

Suspensão na Compensa

Não vai participar da vacinação nesta segunda-feira, a Policlínica Djalma Batista, localizada na rua Teotônio Vilela, s/nº, Compensa, zona Oeste. Ela está passando por manutenção na sala de vacinação e os serviços retornam amanhã (18).

Sem reeleição para Serra

O jornalista Aristóteles Drummond, colunista do Diário de Petrópolis, lembrou nesta segunda-feira (17), um tema que já estava esquecido pelos amazonenses. O ex-deputado federal José Serra não foi reeleito. Para Drummond, esse é “um presente de aniversário para Manaus”, uma vez que Serra é declaradamente adversário do modelo Zona Franca de Manaus.

Resgate histórico

Drummond contou que, em 1988, quando a Constituição Cidadã estava sendo elaborada, José Serra procurou o deputado Roberto Campos pedindo assinatura em uma emenda que acabaria com a Zona Franca de Manaus, em dez anos. Não conseguiu, é claro, mas passou o resto da vida tentando.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *