fbpx

Criar um hábito de exercícios físicos leva tempo; veja seis passos para começar

Não queira fazer tudo de uma vez e seja gentil consigo mesmo

Encontre coisas divertidas para fazer enquanto se exercita

O novo ano chegou e com ele vêm também as resoluções para se exercitar mais. Ainda que muitas pessoas comecem uma rotina de exercícios esta semana, a parte difícil será sustentá-la. Criar um hábito de exercício duradouro leva tempo, dizem os especialistas.
A motivação para o exercício pode vir de muitas formas diferentes. Aqui estão alguns conselhos de especialistas sobre como construir uma mudança sustentável.

Defina metas específicas

Ter uma resolução para se exercitar é apenas o ponto de partida. O ideal é ter metas específicas e, em seguida, fazer um plano acionável. Seja específico sobre quando você fará isso, onde você fará isso, como você chegará lá.

Encontre o seu ‘porquê’

Embora as pessoas geralmente comecem a se exercitar para perder peso ou ficar mais saudáveis, essa abordagem geralmente não é suficiente para “motivar o exercício contínuo. Em vez disso, tente encontrar um “porquê” mais significativo, como focar nos sentimentos positivos que você experimenta em uma atividade.

Evite pensar: ‘Tudo ou nada’

A rigidez e o perfeccionismo costumam ser inimigos da construção do hábito de exercitar-se. O pensamento de “tudo ou nada” atrapalha as pessoas a alcançarem seus objetivos.

Combine seu treino com algo divertido

O exercício pode e deve ser divertido, e as pessoas tendem a repetir as coisas de que gostam. Você pode tornar a prática mais agradável vinculando o exercício a atividades de que você gosta como, por exemplo, assistir um programa de TV enquanto usa a esteira ou se exercitar com um amigo.

Seja paciente. Hábitos levam tempo

Muitas vezes, leva meses para que os hábitos se formem, então lembre-se de que você está tentando criar uma prática de condicionamento físico para toda a vida.

Motive-se com gentileza

Se você tiver problemas para manter um hábito ou rotina de exercícios, vá com calma. Sua luta pode ser porque o exercício parece uma punição, em vez de algo motivador. Praticar a autocompaixão – o que significa ser gentil consigo mesmo – pode realmente ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *