fbpx

Cresce movimento pela candidatura à Câmara Federal da ex-secretária de Saúde de Manaus

Eduardo Braga diz que o tempo vai responder se MDB está certo em ter candidato a presidente

Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais da UFAM aprova nomes de escritores com o título de Doutor Honoris Causa

Contratações temporárias na Prefeitura de Coari são investigadas pelo Ministério Público

Bolsonaro tem roteiro de eventos fechados hoje em Manaus

Atenção para o roteiro de desvios e fechamento de ruas neste sábado em Manaus

Diesel pode faltar no segundo semestre e vai dificultar a navegação

Rio de Janeiro vai votar projeto para criar sua própria Zona Franca

Justiça decide a favor da imprensa em caso de publicação de fotos de utilidade pública

Cheia revela o “lixo flutuante” nos igarapés de Manaus

Candidatura da ex-secretária de Saúde

Cresce o movimento interno dentro do Avante, para que a ex-secretária de Saúde da Prefeitura de Manaus, Shádia Fraxe, seja candidata a deputada federal nas eleições deste ano. Pessoas próximas ao prefeito David Almeida disseram ao ÚNICO que, de 0 a 10, as chances dela ser candidata “são 11”. Mas observaram que a decisão passa por uma conversa em família: Shádia é casada com o deputado estadual Abdala Fraxe.

Opção no tabuleiro de David

Além da candidatura a deputada federal, Shádia Fraxe também é nome lembrado quando se fala da indicação de vice que o prefeito David Almeida fará, no momento em que definir seu apoio a um candidato ao Governo do Estado. Ao lado dos ex-secretários Sabá Reis, da Limpeza Pública, Tadeu Silva, da Casa Civil, e do vice-prefeito Marcos Rotta, Shádia também está no jogo.

Senador Braga analisa cenário

Em conversa com o ÚNICO, o senador Eduardo Braga foi lacônico ao comentar sobre as possibilidades da candidata do MDB à Presidência da República, senadora Simone Tebet, atrair o eleitor brasileiro: “Só o tempo dirá”, afirmou.

Título Honoris Causa

O Conselho do Departamento do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais aprovou por unanimidade os nomes de Márcio Souza e Milton Hatoum para serem agraciados pela UFAM com o título de Doutor Honoris Causa. Os escritores amazonenses destacam-se não só pela qualidade de suas obras literárias como também pela luta em defesa da nossa Amazônia. O processo segue para os trâmites legais junto ao Conselho Universitário.

Investigação em Coari

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) abriu um procedimento para investigar a contratação de professores temporários, em Coari, pelo prefeito Keitton Pinheiro (Republicanos). O promotor do município quer saber porque não estão sendo realizados concursos para as vagas e pediu a lista dos profissionais que atuam na rede municipal. Esse é um cenário recorrente em Coari. Desde 2014 o MPAM investiga contratações temporárias em gestões da família Pinheiro.

Eventos fechados

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), chega hoje a Manaus às 10h30, de onde vai gravar entrevista com um apresentador de televisão famoso por sua postura bolsonarista. Em seguida vai para um almoço reservado no Comando Militar da Amazônia (CMA) e, de lá, vai para o Teatro Amazonas se encontrar com lideranças religiosas. A única programação aberta será mesmo na Marcha para Jesus que, transformada em evento político, vai colocá-lo em cima de um trio-elétrico para que ele acompanhe todo o percurso até o Sambódromo, onde participa do culto e depois voa de volta a Brasília às 19h30.

Trânsito difícil

Vale lembrar que, por conta do evento religioso que começa ao meio-dia na Praça da Saudade e vai até as 21h no Sambódromo, o trânsito em Manaus vai ficar difícil, várias ruas serão fechadas, as rotas dos ônibus serão alteradas, o trânsito será desviado em vários pontos. Todas as alterações podem ser conferidas no site da Prefeitura, no link
https://www.manaus.am.gov.br/noticia/prefeitura-alerta-para-alteracoes-no-transito-e-no-transporte-devido-a-marcha-para-jesus/

Ameaça à navegação

A navegação pelos rios do Amazonas vai passar aperto no segundo semestre, no que depender das previsões da Petrobras. A estatal emitiu o segundo aviso de risco de desabastecimento de diesel no país a partir de julho e está sendo ignorada pelo governo central. A Petrobras alega que a Guerra na Ucrânia reduziu a importação de petróleo da Rússia, as refinarias no Golfo do México estão fechadas por conta da temporada de furacões e no meio do ano começa a colheita da safra agrícola em todo o país, o que vai aumentar o consumo de diesel pelo maquinário. Enquanto isso, os recreios, navios e lanchas que utilizam diese, entram no rol dos ameaçados. Fica a dica.

Zona Franca no Rio de Janeiro

O deputado estadual do Rio de Janeiro, Alexandre Freitas (Podemos), apresentou projeto de criação de uma Zona Franca do Centro Histórico Comercial do Rio com redução de impostos para empresas localizadas na região. O projeto será votado na semana que vem. Vale apenas para o centro e o benefício fiscal será concedido pelo Governo do Estado, com redução de ICMS apenas. Vale a pena observar essa iniciativa.

Utilidade pública

No ano de 2016, cinco crianças desapareceram a caminho da escola. A imprensa local imediatamente divulgou as fotos dos meninos e meninas para que pudessem ser reconhecidos e encontrados. Pois a mãe de dois deles não gostou e processou o jornal Em Tempo e a Prefeitura de Manaus por uso de imagem não autorizada de seus filhos. Tentou receber R$ 50 mil de indenização. Nesta semana, a desembargadora Maria do Perpétuo Socorro Guedes Moura, disse que não é assim que funciona. Se for para utilidade pública, a imprensa pode usar a foto de crianças. A Prefeitura entrou nesse caso como ré, porque foi uma escola municipal que forneceu as fotos.

O lixo nosso de cada dia

Entra ano e sai ano e a cheia do rio Negro sempre revela o que ficou escondido no fundo dos igarapés ou nas margens. Novamente o lixo flutuante está aparecendo em todos os canais da cidade, numa média de 35 toneladas de lixo recolhido diariamente, só das águas. As autoridades até pedem e fazem campanha para que o lixo não seja jogado nos igarapés, mas parece que ninguém entende.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
https://instagram.com/portalunico?utm_medium=copy_link

Twitter:
https://twitter.com/PortalUnico?t=5LAn7TYhr43mFX0LTFQ2wA&s=09

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *