Covid-19: vítimas da pandemia serão homenageados em memorial

Portaria do Ministério da Saúde já está no Diário Oficial da União

Brasil contabiliza mais de 700 mil mortos pelo novo coronavírus

Brasília (ÚNICO) – O Centro Cultural do Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro, vai abrigar o Memorial da Pandemia de Covid-19, segundo portaria do ministério publicada no Diário Oficial da União (DOU).
A proposta é que o local seja destinado à memória e reflexão sobre causas, consequências, enfrentamento e superação da pandemia, na perspectiva de estabelecer novos parâmetros e protocolos científicos de atuação do Estado brasileiro em situações de risco sanitário similar.
“O espaço deverá ter caráter educativo e de transmissão de conhecimento no campo da saúde, contemplando múltiplos olhares e perspectivas e assegurando interdisciplinaridade no tratamento do tema entre diferentes órgãos governamentais e instituições”, define a portaria.

Mais de 700 mil mortos

Números atualizados do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass), divulgados na última terça-feira (31), mostram que a pandemia matou 706.808 pessoas desde o início da Covid-19, em 2020, no país.
O Ministério da Saúde criará uma comissão especial, à qual caberá propor o projeto do memorial; conceber uma política nacional de preservação da memória da pandemia de Covid-19; acompanhar a instalação do memorial e elaborar o desenho de atividades a serem desenvolvidas no local, indicando potenciais parceiros; e definir a forma de trabalho, com a prerrogativa de convidar colaboradores de diferentes áreas do ministério e de outros órgãos e entidades.

Com informações da Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *