Corregedoria de Justiça consegue trazer de volta menina amazonense que estava na Alemanha

Mãe da criança movia processo para repatriar a filha que ficou na Europa

Menina quase foi adotada por alemães

A Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas divulgou nesta segunda-feira a chegada de uma criança amazonense de nove anos que estava na Alemanha, sem poder voltar para casa. Foi necessário a intervenção da Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejaia/CGJ-AM), que acionou as autoridades germânicas e conseguiu a repatriação da garota.

O caso

Há mais de um ano, a mãe da menina morava com ela na Alemanha, mas precisou voltar ao Brasil e deixou a garota temporariamente com uma madrinha de batismo, mas a madrinha não manteve a guarda da criança e a entregou para o Conselho Tutelar da Alemanha, que a entregou para uma família acolhedora, com intenção de promover a adoção da criança.
Ao tomar conhecimento, a mãe – cujo nome não foi revelado por Sigilo de Justiça – procurou a Justiça para reaver a filha.
Após decisão da Justiça Federal, ajuizada pela mãe, determinando o imediato retorno da criança ao Brasil, foi solicitado que a Cejaia do Amazonas estivesse presente no ato do recebimento da menina quando chegasse ao País, além de acompanhar o trâmite nos primeiros momentos em solo brasileiro.

A chegada

A criança chegou ao Aeroporto Internacional dos Guararapes, em Recife (PE) e foi recebida pela servidora Juliana Villarim Coutinho de Almeida, da Cejaia. A criança já está com a mãe e, quando chegarem a Manaus, ainda terão de cumprir etapas burocráticas na Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional no Amazonas, para dar cumprimento às recomendações da Polícia Federal e encaminhar a documentação exigida pelos órgãos envolvidos no caso.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *