Copa de Futebol Feminino muda horários nas escolas, serviço público e espaços culturais

Seleção Brasileira estreia nesta segunda-feira contra o Panamá

Confira abaixo como irão funcionar escolas e unidades de saúde

A Seleção Brasileira de Futebol Femino estreia nesta segunda-feira (24) às 6h (hora Manaus) na Copa do Mundo, que acontece na Nova Zelândia e na Austrália. Os primeiros três jogos, contra o Panamá, França e Jamaica serão todos no início da manhã, considerando a diferença de 13 horas entre o fuso horário do Brasil e Austrália e de 15 horas em relação à Nova Zelândia.


Em função dessa diferença de horários, o Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus baixaram decretos alterando o horário de funcionamento de algumas unidades do serviço público, seguindo decreto do Governo Federal Confira abaixo como vai funcionar:

Escolas municipais

A Prefeitura de Manaus informou que não haverá aula no turno matutino nesta segunda-feira (24) e nem no dia 2 de agosto, na rede municipal de ensino. Nesses dias serão mantidas as aulas do 6º Tempo para as turmas de 5ºs e 9ºs do Programa Educa+Manaus. As escolas de tempo integral funcionarão a partir do turno vespertino e receberão os estudantes com o almoço. As aulas serão respostas.

Serviço público estadual

O decreto do Governo do Estado definiu que os funcionários de todas as repartições públicas estaduais (que não estejam cumprindo plantão) podem se ausentar ou chegar ao trabalho em até duas horas depois do fim dos jogos. Desta forma, nesta segunda (24), o expediente começará às 11h. No dia 2 de agosto, a jornada de trabalho começará às 10h. Haverá banco de horas para compensar os atrasos.

Espaços culturais

Museus – O Palacete Provincial (Praça Heliodoro Balbi, s/nº, Centro) e o Museu do Seringal Vila Paraíso (Igarapé São João – Afluente do Tarumã Mirim) funcionarão das 11h até 17h. O Museu do Homem do Norte, situado no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, não abrirá.

Centros Culturais – Os centros culturais Palácio da Justiça (avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) e Palácio Rio Negro (avenida Sete de Setembro, 1546, Centro) abrirão para visitação das 11h às 17h. Já a Usina Chaminé e o Centro Cultural dos Povos da Amazônia não abrirão para visitação.

Galerias – A Galeria do Largo, localizada no Largo de São Sebastião, funcionará normalmente, das 15h às 20h. A Casa do Jazz funciona das 9h até 21h.

Teatro Amazonas – Às segundas, o Teatro não funciona para visitação. Ainda assim, às 20h, tem programação do Amazonas Green Jazz Festival, com o guitarrista, violonista e professor, Ismael Nascimento. Além da apresentação da Amazonas Band e convidados. Os ingressos estão à venda na bilheteria do Teatro e no site da ShopIngressos.

Unidades de saúde do Estado

Atendimento ambulatorial – As unidades que atendem por consultas agendadas, como Centros de Atenção Integral à Criança (Caics), Centros de Atenção à Melhor Idade (Caimis) iniciarão o atendimento a partir das 11h.


As policlínicas vão funcionar normalmente a partir das 11h, pacientes com atendimento pela parte da manhã nos horários das 07:00 às 10:59, do dia 24 de julho foram reagendados e informados

Hospitais das fundações de saúde – Os hospitais das fundações de saúde funcionarão normalmente em plantão 24 horas, assim como o Hemocentro, que também não terá alteração no horário de atendimento.

Unidades de Urgência e Emergência – O atendimento nas 25 unidades de urgência e emergência, em Manaus, funcionarão normalmente, em plantão de 24 horas. Estarão funcionando os seis prontos-socorros, as sete maternidades, os nove Serviços de Pronto Atendimento (SPAs), as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – Campo Sales, no bairro Tarumã, e José Rodrigues, na Cidade Nova –, além do serviço de emergência do Centro de Saúde Mental do Amazonas (Cesmam).
No interior, todos os 61 municípios possuem unidades hospitalares com atendimento de urgência e emergência, diariamente, em regime de plantão 24 horas.

Dias de Jogos da Seleção Brasileira, com horários de Manaus

24/07 – Brasil x Panamá, às 7h
29/07 – Brasil x França, às 6h (sábado)
02/08 – Brasil x Jamaica, às 6h


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *