
Há denúncia de que políticos querem se apropriar do dinheiro para usar em campanha política
Cientista avisa: Inverno no Amazonas terá menos chuvas e mais calor
Rio Negro está a menos de um metro da seca recorde de 2010
Projeto inovador sobre órfãos do feminicídio no Amazonas
Mulheres pedem expulsão de conselheiro do Tribunal de Contas
Usuários dos terminais de ônibus terão WiFi grátis
Supremo Tribunal coloca as cotas de UEA sob análise mais uma vez
Amazonas Energia explica se vai faltar diesel – ou não – para as termelétricas do interior
Denise Fraga sobe ao palco do Teatro Amazonas, gratuitamente, hoje
Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único
Dinheiro dos artistas
O Conselho Municipal de Cultura fez de Manaus a primeira capital a atender o edital da Lei Paulo Gustavo e com isso, conseguiu que a capital fosse a primeira a ser credenciada para receber R$ 17 milhões, destinados a projetos variados dos artistas locais. Esse trabalho teve a participação competente dos conselheiros e do então presidente do conselho, o escritor Tenório Telles, que no final de semana entregou o cargo alegando motivos particulares.
Outro lado da história
A saída de Tenório precipitou uma situação temida por artistas e conselheiros. Eles afirmam que há pressão política de alguns vereadores e até de um deputado, a fim de mudar a constituição do conselho. Em nota, os conselheiros explicam que existe uma base legal que sustenta a atual prorrogação dos seus mandatos. “Estamos enfrentando forte resistência de grupos políticos na Câmara que tentam barrar esta prorrogação, cuja consequência será desastrosa para os artistas do Amazonas”, afirmam.
Dinheiro de campanha
Os conselheiros convocaram entrevista coletiva para a manhã desta terça-feira (10). Eles afirmam que há interesse de políticos em se apropriar do dinheiro dos artistas para uso de campanha em 2024.
Inverno será super quente
Segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais, a seca atípica que castiga a Amazônia vai durar até dezembro por conta do fenômeno El Niño. E adverte que a estação invernosa será bastante rigorosa, com ao rios da região apresentando níveis imprevisíveis, talvez abaixo da média climatológica.
Seca recorde
A confirmação do aumento dos problemas vem também da marcação diária do Porto de Manaus, sobre a descida das águas do rio Negro. Ontem, a cota do rio chegou a 14,41m acima do nível do mar, ou seja, 78 centímetros acima da seca histórica de 2010, quando foram registrados 13,63m. Com o rio baixando mais de 10 centímetros por dia, não está longe.
Órfãos recebem apoio
Um projeto que atende órfãos de feminicídio no Amazonas tem chamado a atenção do país. Além do atendimento em saúde e educação, inova ao propor campanhas de conscientização do homem contra a violência. A coordenação do projeto é da defensora pública, Carol Braz.
Mulheres protestam no TCE
Um grupo de mulheres marcou para esta terça-feira (10), às 14h, uma manifestação pacífica na porta do Tribunal de Contas do Amazonas, para protestar contra o conselheiro Ari Moutinho, acusado de xingar a conselheira Yara Lins com palavrões durante uma sessão. O caso foi parar no Supremo Tribunal Federal (STF), pelas mãos da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) que disse que levou o assunto ao ministro Alexandre de Moraes.
Julgamento no STF sobre a UEA
Pela quarta vez, o Supremo Tribunal Federal (STF) colocou em pauta o julgamento das cotas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os ministros já decidiram que reservar 80% das vagas para estudantes da rede pública do Estado é inconstitucional, mas ainda não definiram qual seria o percentual aceitável dentro da legislação. A sessão está marcada para o próximo dia 18.
Amazonas Energia convoca coletiva
A Amazonas Energia vai explicar à imprensa, hoje (10), os efeitos da vazante sobre o estoque de diesel e funcionamento das termoelétricas que geram energia para a maioria dos municípios do interior do Amazonas. A coletiva está marcada para as 9h.
Monólogo premiado hoje
O Festival de Teatro da Amazônia leva ao palco do Teatro Amazonas a peça “Eu de Você”, protagonizada pela atriz Denise Fraga. O espetáculo é um monólogo premiado como o melhor de 2019 e precisou ser suspenso por conta da pandemia. A apresentação começa às 20h, com acesso gratuito, por ordem de chegada.
FALE CONOSCO
Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388
Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707
CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777