Conheça o projeto do governo Lula para o Porto de Manaus

Estrutura será ligada às feiras e terá dois cais flutuantes

Investimento previsto é de R$ 520 milhões

Alessandra Luppo
Da redação do ÚNICO

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) apresentou o projeto para o novo Porto da Manaus Moderna, que deverá ser construído em Manaus a partir do início do próximo verão, em audiência pública na sexta.

As imagens mostram instalações modernas e prometem uma nova cara para a orla de Manaus.

Confira o vídeo:

Organizando a bagunça

As imagens mostram como deve ficar a orla, quando a obra for concluída. Um quadro bem diferente de atualmente, onde uma grande faixa de areia (na vazante) serve de “porto” e trabalhadores passam o dia carregando e descarregando mercadorias e passageiros se misturam a cargas, em várias situações improvisadas. Um cenário favorável a acidentes.

Como será o porto

Com previsão orçamentária de aproximadamente R$ 520 milhões, o novo porto será composto por duas ligações principais, uma na Feira da Manaus Moderna e outra na Feira da Banana.

Ele incluirá seis pontes móveis; quatro flutuantes intermediários; dois flutuantes de popa e dois de proa; e dois módulos de cais flutuantes.

O empreendimento contará ainda com uma área de retroporto equipada com um muro de contenção, terminal de passageiros, sedes administrativa e de fiscalização, dois pontos de apoio, guaritas e terminais de cargas. A previsão de contratação das obras é setembro de 2024.

Com informações da Agência Brasil


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *