Montante recuperado se refere de janeiro a outubro deste ano
Energia desviada abastece clientes regulares
Desde o início do ano a concessionária Amazonas Energia recuperou mais de R$ 100 milhões em energia elétrica desviada e que agora atende clientes regulares.
De acordo com a empresa, pelo menos 90 mil inspeções foram realizadas pelo Departamento de Inteligência no Combate às Fraudes (DRI) e pelo Departamento de Combate às Perdas da concessionária em mais de 126 mil ordens de serviço expedidos entre janeiro e setembro deste ano.
“Temos intensificado as operações de vistoria em todas as zonas da cidade, principalmente neste período de maior calor no ano, nosso objetivo é manter a estabilidade do sistema e não prejudicar o consumidor regular, que não pode pagar pela fraude e pelo desvio de energia”, declarou Wagner Ferreira, coordenador das equipes de inspeção da Amazonas Energia.

Monitoramento
De acordo com o diretor Institucional e Técnico do Interior, Radyr Gomes, as operações são realizadas após a formalização de denúncias e também pelo monitoramento permanente do sistema.
“Conseguimos identificar as áreas onde existem sinais de desvio recorrentes, o que aumenta a assertividade das operações, que podem chegar a 70% ou 80%”, declarou. Isso significa que em até 80% das operações de vistorias, encontramos anomalias, entre desvios, irregularidades na medição ou nos medidores.

Desvio de energia
Dados da Associação Brasileira de Distribuidores de (Abradee) apontam que o Amazonas é o Estado que mais sofre com os furtos de energia, cerca de 120%.
“O índice de furto de energia no Amazonas já ultrapassou o percentual de 42%. Ao ano, esse prejuízo chega a quase R$ 500 milhões, que são cobrados na tarifa para os consumidores regulares. Nosso projeto de combate ao furto vai diminuir essa prática e, consequentemente, tornar a tarifa da Amazonas Energia mais acessível e competitiva”, explicou Radyr Gomes.