Comunidades não católicas cresceram mais de 300% em dez anos no Amazonas

Em Manaus existem quase 9 mil Igrejas Evangélicas

Em Manaus existem quase 9 mil Igrejas Evangélicas

Padre redentorista diz que pandemia contribuiu na redução de católicos

  • Por Yasmin Araújo para o ÚNICO

No Amazonas o crescimento das congregações cristãs não católicas aumentou mais de 300% se comparadas com os dados de 2010. Somente em Manaus, há quase 9 mil igrejas evangélicas.
O número de evangélicos no Brasil, de acordo com o último censo geral feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE),vem apresentando um crescimento contínuo com uma média de quase 1% por ano de novos integrantes.

Evangélicos devem superar católicos

Segundo projeção geométrica apresentada no estudo feito pelo professor José Eustáquio Alves e publicado na revista Veja, em 2020, o número de evangélicos deve ultrapassar o número de católicos no ano de 2032.

Enquanto congregações evangélicas se expandem, a católica sofre retração. O Padre Amarildo Luciano, que é Vice Provincial Redentorista de Manaus, disse ao ÚNICO que a pandemia, contribuiu para a redução de católicos, referindo-se ao falecimento de fiéis, além do número reduzido de sacerdotes, o que deixa muitas áreas sem a evangelização católica, “abrindo espaço para outras manifestações”, afirma.

Padre Amarildo obserba que as atividades religiosas estão recomeçando mas de forma tímida, e com outra abordagem.

“Estamos atravessando uma pandemia com consequências inimagináveis. Nossas comunidades de fé foram afetadas pela morte de muitos membros. O recomeço das atividades religiosas com a presença dos fiéis vem acontecendo de forma um pouco tímida”, disse.

Estratégia católica

Padre Amarildo avalia que o momento necessita de uma abordagem diferente:
“Nossas Igrejas agora precisam repensar a evangelização. No nosso caso católico, os sacerdotes especialmente, devemos dedicar muito mais tempo ao confessionário e às visitas domiciliares. Estamos lidando muito mais com pessoas doentes, desanimadas, que precisam de apoio espiritual e psicológico”, explicou.

O ÚNICO entrou em contato com alguns representantes de igrejas evangélicas mas até a edição desta matéria, somente o Pastor da Igreja Chama Church”, Richard Mattos, retornou o contato da reportagem, contudo, não entrou maiores em detalhes sobre o atual momento da igreja que representa.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *