Comitiva ministerial confirma agenda no Vale do Javari, no Amazonas

Reunião com representantes do governo federal acontece na segunda-feira

Encontro foi articulado pela Univaja para mostrar real situação dos indígenas na região

Valéria Costa
Correspondente

Brasília (ÚNICO) – Ministros e representantes das pastas dos Povos Indígenas, da Justiça e Segurança Pública, dos Direitos Humanos, da Funai, Ibama, Sesai, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional e Ministério Público Federal se reúnem na próxima segunda-feira (27) no Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, para uma agenda articulada pela União dos Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja).
A entidade que representa os indígenas da região quer mostrar ao governo federal qual é a verdadeira situação dos indígenas no território amazonense e pedir uma força-tarefa de autoridades da segurança pública para o combate efetivo e concreto de crimes ambientais e de etnocídio. A Univaja também vai entregar um posto de atendimento móvel fluvial para a Sesai, que será direcionado para o atendimento de saúde ao povo Korubo.

Direitos indígenas

O Ministério dos Povos Indígenas não detalhou a agenda da comitiva no Vale por questão de segurança, mas o objetivo do governo federal é consolidar as forças de segurança para garantir a proteção dos direitos indígenas. Em nota, a pasta acrescentou que essa proteção se estende também ao ecossistema e aos servidores que atuam na fiscalização do território, além de ambientalistas e jornalistas, constantemente em risco devido ao trabalho desenvolvido na região.

Duplo assassinato

O Vale do Javari foi palco dos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Philips em junho de 2022, que comoveram o mundo inteiro e, mais uma vez, chamaram atenção para os povos indígenas da Amazônia.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *