Comitê Anticorrupção prepara fiscalização das eleições 2024

Membros defendem eleições limpas e transparentes

Arquidiocese tem papel educativo junto à sociedade

Os membros do Comitê de Combate à Corrupção do Amazonas iniciaram o processo de organização estrutural para realizar a fiscalização das eleições deste ano em todo o Estado, com a primeira reunião do ano, nesta quarta (17).

.O grupo dividiu tarefas, definiu uma sede para recebimento das denúncias – que será o Sindicato dos Jornalistas – e ainda estabeleceu o lançamento de uma cartilha de orientação ao eleitor e debates sobre as necessidades de Manaus.

Papel da Arquidiocese

A reunião aconteceu na sede da Cúria Metropolitana da Arquidiocese de Manaus. O coordenador da Pastoral da Arquidiocese, padre Geraldo Bendaham, disse que a Igreja Católica assume o papel educativo no momento em que a capital precisa escolher seus representantes.

“A gente faz sugestões, alerta a sociedade da importância do voto, levanta as principais problemáticas que são esquecidas por aqueles que serão candidatos. Por exemplo, uma coisa que está sempre em pauta é a questão da política de segurança pública, pois nós estamos vivendo numa insegurança muito grande. Então, aqueles que são candidatos deveriam ter um olhar para isso pois impacta diretamente na vida das pessoas”, explicou padre Geraldo.

Ações durante o ano

Neste ano, haverá a produção e distribuição da Cartilha sobre o voto consciente para o pleito de 2024 e a realização de palestras sobre o Voto Consciente e de cursos sobre a propaganda eleitoral, fake news e inteligência artificial, prestação de contas eleitorais e participação da mulher na eleição.

O comitê pretende redigir um documento com sugestões de políticas públicas para os (as) candidatos (as), organizar debate entre os candidatos(as).

Convite ao Ministério Pùblico

O Comitê planeja ainda fazer vistas ao Ministério Público Eleitoral para firmar uma parceria mais célere diante das denúncias que surgirem.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *