”Cometa do Diabo” vai ser mais visível na região Norte

O corpo celeste vai aparecer com mais força neste domingo, 21

O horário da aparição é logo após o pôr-do-Sol

O cometa 12P/Pons-Brooks, conhecido como “Cometa do Diabo”, aparece no céu de todo o Brasil durante o mês de abril inteiro, mas deve ser mais fácil de observá-lo na próxima semana, a começar neste domingo (21).

Por estarem mais próximos da Linha do Equador, Norte e Nordeste terão a chance de observar o corpo celeste a uma altura melhor do que o restante do Brasil, já que o cometa deve aparecer bem próximo à linha do horizonte.

O apelido do cometa faz referência ao seu formato de chifre, resultado de uma pressão da radiação do Sol que formou uma espécie de cauda “torta” de gás e poeira.

Equipamentos

O “Cometa do Diabo” atinge seu momento mais próximo do Sol neste domingo (21) e deve atingir seu brilho máximo no dia 23 de abril, quando estará mais visível. Mesmo assim, o uso de binóculos é indicado caso você queira avistar o corpo celeste, já que não há garantias que ele estará visível a olho nu.

Onde e quando?

Para tentar avistar o Cometa do Diabo, os observadores devem olhar na direção oeste (direção onde o Sol se põe), próximo ao horizonte. Logo depois das 18h.

Para quem conhece as constelações, basta procurar a constelação de Touro e, em abril, o Cometa do Diabo estará abaixo dessa constelação. Em maio ele muda de posição e aparece (mais fraco) abaixo da constelação de Órion (as Três Marias).


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *