Trinta peças teatrais serão apresentadas ao público até dia 25
Primeira apresentação será no Teatro da Instalação, com entrada gratuita
O Festival de Teatro da Amazônia (FTA) começa hoje em Manaus, em oito espaços culturais da capital e com a apresentação – até o próximo dia 25 – de 30 obras teatrais em duas motras: uma competitiva e outra não competitiva. Todos os espetáculos são gratuitos.
Estreia
A abertura e estreia do festival acontece neste sábado (7), às 19h, com o espetáculo “No me toquen ese valse”, do Grupo Cultural Yuyachkani, do Peru, um dos convidados desta 17ª edição, companhia de teatro com 50 anos de atividade ininterrupta do fazer teatral na América Latina. Será no Teatro da Instalação.
Espaços culturais
O FTA vai acontecer no Teatro da Instalação, Teatro Amazonas, Gebes Medeiros, Buia Teatro, Largo de São Sebastião, Centro Cultural Barravento, Escola Superior de Artes e Turismo (Esat) da Universidade do Amazonas (UEA) e Casarão de Ideias.
Programação de domingo
No domingo (8), às 10h, tem o início da Mostra não competitiva Ednelza Sahdo com o espetáculo “Vida Seca”, da Cia Manipuladora de Formas ETC e Tal (SC); também pela Mostra Ednelza Sahdo, às 19h, vai ser apresentado “Hamlet Cancelado”, de Vinícius Piedade (SP). Ainda no domingo tem a abertura da Mostra Jurupari, às 17h, no Largo de São Sebastião, com o espetáculo “O Bode Quer”, de Evan Teixeira (CE).
Mostra não competitiva
Vinte e cinco espetáculos estão divididos entre a Mostra Jurupari e a mostra não competitiva Ednelza Sahdo. São montagens de companhias do Amazonas, Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Norte, Roraima, Ceará, Rio de Janeiro, Amapá e Distrito Federal. Cinco produções convidadas também compõem a programação.