Com calor acima dos 30°C, é bom prestar atenção na hidratação

Urologista explica importância da ingestão de água

Recomendação é de pelo menos 2 litros de água por dia

O Amazonas tem batido recorde de temperatura nos últimos dias e isso levanta sérias preocupações sobre os impactos na saúde das pessoas. No último dia 29 de julho, por exemplo, Manaus registrou o recorde de calor quando o termômetro marcou 36,5 graus. De acordo com o urologista Flávio Antunes, embora seja algo natural para a maioria das pessoas, muitos ainda não se atentam à importância do consumo de água, principalmente neste período do ano em que as temperaturas costumam elevar-se.

Dois litros

“É recomendado que uma pessoa consuma ao menos 2 litros de água por dia, no entanto, é importante dizer que cada indivíduo possui uma necessidade específica e deve avaliar o seu estado corporal. Em dias mais quentes, como o que estamos vivenciando nesse período, temos que aumentar o consumo. Um adulto perde, em média, 1,5 litro de água diariamente, por meio da urina, transpiração, respiração e evacuação”, destaca o médico.

Benefícios da água

Beber água traz inúmeros benefícios: manter a temperatura corporal estável, lubrificação de mucosas, ajuda na eliminação de toxinas, além de assegurar o funcionamento dos órgãos e transporte de nutrientes. Alguns grupos possuem a necessidade de beber uma quantidade maior de água, como é o caso das gestantes, uma vez que a fonte de nutrientes para o bebê é o leite produzido pela mãe.

Reações químicas

“A água regula as reações químicas das células, elimina os elementos nocivos e lubrifica as articulações, fornecendo proteção para os tecidos. A falta de ingestão certa de água pode causar aumento da pressão arterial e prejudica os rins. Quando o rim percebe pouco líquido no organismo, ele concentra a urina, como reserva de água, nesses casos podem se formar pedras nos rins e na bexiga, o famoso cálculo renal”, completa Antunes.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *