Presidente da casa legislativa se reelege para mais 2 anos de mandato
Resultado saiu às 18h20 desta quarta-feira
Valéria Costa
Correspondente
Brasília (ÚNICO) – Numa eleição acirrada em que todos os 81 senadores eleitos e reeleitos estiveram presentes no plenário do Senado Federal, no final da tarde desta quarta-feira (1), o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito presidente da casa legislativa para mais 2 anos de mandato, além de ser reconduzido para a presidência do Congresso Nacional.
Numa votação secreta, Pacheco recebeu 49 votos contra 32 do adversário, o novato Rogério Marinho (PL-RN). A apuração dos votos terminou às 18h20 quando foi proclamada a vitória do senador.
No momento em que atingiu o 41º voto, metade mais um que já lhe garantia a reeleição, Pacheco e aliados começaram a comemorar e o primeiro abraço ele recebeu do aliado, o senador Omar Aziz, do PSD Amazonas.
No plenário lotado pôde ser visto também o ex-deputado federal Marcelo Ramos, também do PSD Amazonas, cumprimentando o presidente reeleito.
Além dos aliados de seu partido, os senadores governistas que rodeavam Pacheco, como os ministros licenciados Flávio Dino (PSB-MA), Wellington Dias (PT-PI) e Camilo Santana (PT-CE), comemoravam o resultado.
A vitória de Pacheco reflete uma vitória do Palácio do Planalto, que foi a campo articular a reeleição do senador no cargo já que o adversário, Rogério Marinho, representa o bolsonarismo na casa.
“Buscarei sempre desempenhar esse papel em obediência à Constituição Federal. Quero expressar, igualmente, minha gratidão, meu respeito ao PSD, partido que me acolheu e que me indicou para presidir uma das mais tradicionais e longevas instituições da nossa República, o Senado Federal”, disse Pacheco em seu primeiro discurso como reeleito, às 18h31.

Foto: Divulgação/Senado
