Colunista Walmir de Albuquerque Barbosa

Professor Emérito da UFAM; Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(USP); Graduado em Jornalismo pela UFAM.

Advento da Epifania

“Levanta-te, sê radiosa, eis a tua luz! A glória do Senhor se levanta sobre ti. Vê, a noite cobre a terra e a escuridão, os povos, mas sobre ti levanta-se o Senhor, a sua glória te ilumina. As nações se…

A insanidade da guerra

Noam Chomsky, mais que um linguista, é um pensador atuante do nosso tempo. Norte americano, filho de pai de origem judaica, crítico ferrenho da beligerância dos Estados Unidos da América do Norte (EUA), afirma que, para “atingir os objetivos de…

O retrocesso

São muitos os que estão empenhados em trazer de volta o lixo e a podridão do tal processo civilizatório ocidental e não era isso que, pelo menos, vociferava Camões no poema fundador da nossa língua pátria: “As armas e os…

O mito da Integração

Conta Platão, na obra O Banquete, que nos primórdios da humanidade, haviam três gêneros, os andróginos, guardavam qualidades masculinas e femininas, no mesmo ser. Achando-se, assim, perfeitos, desafiam os poderes de Zeus e este os separa ao meio, daí nasce…

Um microcosmo do Levante

A cidade onde nasci tem muitas histórias, e o meu amigo Erasmo Linhares, que cedo deixou este anfiteatro de guerras, dizia que eu inventava coisas, num ufanismo barato de fazer gosto. Certo dia, numa mesa do Bar Brasil, em Manaus,…