Colunista Walmir de Albuquerque Barbosa

Professor Emérito da UFAM; Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo(USP); Graduado em Jornalismo pela UFAM.

Viva Luana Piovani!

“O mar quando quebra na praia,/ é bonito, é bonito!” Ah, Dorival Caymmi, você nem imagina comoas coisas estão por aqui! Pois não é que uma “gangue” está conspirando para roubar um direito que obom Deus nos deu e, se…

A bolha explodiu

Constatação ou espanto? Nem uma coisa nem outra. A esquerda está em crise e o que dela existe, no Brasil e no mundo, soluça angustiada ou vive a ilusão de um passado glorioso já há algum tempo. E não falo…

O engodo da imparcialidade

As catástrofes não trazem somente a revolta da natureza, a morte, o sofrimento, a fome, o pânico e a incerteza. Trazem, também, a sordidez, a violência, o preconceito, a mentira e a ambição dos que pensam tirar partido sobre a…

“Cavalo não desce escada”

O bordão é de autoria de Ibrahim Sued (1924-1995), jornalista, apresentador de TV e colunista social,que retratou a “Dolce Vita” da alta elite, cínica e distante do Brasil real (ver “Clube dos Cafajestes”, Google), e os bastidores dos conchavos entre…

Ópera-bufa

Ópera-bufa é uma modalidade de ópera curta, em dois ou três atos, destinada a divertir ou prender a atenção do público. É exibida nos intervalos (intermezzi) da Ópera Seria. Os seus temas, normalmente burlescos ou satíricos, trazem, no fundo, uma…

Custa crer, mas é verdade

Das minhas janelas ouço os brados exaltadores de “Selva!”; gritos dos novos recrutas que acabaram de incorporar e, pela primeira vez, adentraram aos quartéis ostentando a farda do Exército Brasileiro. As bandas de música se esmeram nas marchas militares tradicionais;…