Colunista Luís Lemos

Professor, filósofo e escritor, autor, entre outras obras de: Filhos da quarentena – A esperança de viver novamente. Editora Viseu: Maringá-PR, 2021

O valor do perdão

No quinto dia da semana, no mês de dezembro, numa tarde preguiçosa em Manaus, sentado numa cadeira de balanço, no quintal da minha casa, com o canto dos pássaros ao fundo, lia um livro de filosofia japonesa, quando surgiu, bem…

Amor de Carnaval

Excitada com a perspectiva de ver sua escola de samba desfilar na avenida, Mariana se lançou para o Sambódromo. “Não posso chegar atrasada”, pensava. Quando o motorista por aplicativos chegou, já estava quase sem ar. “Vamos, vamos!”, ordenou. “O mais…

O amor de Sócrates

Sócrates, pai da filosofia e da ética ocidental, tinha, nesta época, 26 anos, solteiro e era professor ambulante – vivia pelas ruas e praças da cidade de Atenas ensinando os jovens a filosofar. “A vida irrefletida não vale a pena…

O sonho do professor Caraíba

Era meado de janeiro, já pairava no ar o final das férias escolares. O professor Caraíba espreguiçou-se na cama, abriu os olhos devagar e, por um segundo, deixou-se vagar pelos pensamentos… “Nenhum país cresce economicamente se não investir em educação…

O beijo de Ajuricaba

Na galeria Maloca, à Rua Barroso, no centro de Manaus, achava-se repleta de obras de artes, todas produzidas por artistas locais, com destaque para as obras indígenas. “Mamãe, eu não sei se já lhe disse, mas muito obrigado pela senhora…