Colunista João Melo Farias

João Melo Farias
Poeta e indigenista.

A ponta da inspiração.

“Tá como pedraRecebendo o banzeiro”. Este singelo verso imortalizou o pescador Lindolfo Monteverde, fundador e amo do boi bumbá Garantido, quando chegava das lonjuras dos lagos do Limão ou do Xibuí à Baixa da Xanda, em suas intermináveis pescarias. Ao…

Cunhã e Payé,Palavras Originárias.

Cunhã e Pajé são duas palavras originadas da língua indígena do tronco cultural tupi e ganharam destaques na mídia folclórica, atualmente, posto que se tornaram ítens dos bumbás Garantido e Caprichoso e representam artisticamente o ápice do Festival Folclórico de…

O Criador e a Criatura

Urrou meu novilhoNa praia pequenaNa beira do rio.O meu boi urrou,O meu povo sorriu.Lindolfo Monteverde Estes cincos versos de autoria de Lindolfo Monteverde estão lincados ao tempo das pescarias e das cantorias surgidas na Baixa da Xanda. A vida na…

A toalha encarnada

O boi bumbá Garantido, todo branquinho e todo párvulo (em Parintins se paga: pávulo) vinha desfilando pela Avenida Amazonas rumo a Catedral Nossa Senhora do Carmo, as 3:00 horas da madrugada do dia 1 de maio, dia da famosa Alvorada…

Tempo das monções

Neste difícil momento que o Rio Grande do Sul enfrenta a maior enchente, publico “Tempo das Monções” em mais uma tentativa de alertar para a causa da revolta da mãe natureza: o uso dos combustíveis fósseis. Minorar o sofrimento é…

O dia dos povos originários

Até 1.500 os povos originários das Américas viviam como plenos senhores deste vasto território. Mesmo vivendo em guerras de sangue para conquistar terras, mulheres e poder, a historiografia nos prova que haviam longos períodos de paz permeados de grandes festas…

A arte de armar redes

Parece fácil, mas não é se você dispõe apenas de 40 centímetros por 2,5 metros para armar uma rede de dormir num barco/recreio superlotado. Após a publicação de “O povo da rede virou sardinha?”, em 25.03.2024 tivemos a oportunidade de…

O povo da rede virou sardinha?

Dedico estas poucas linhas a maioria de caboclos, que nem eu, que se utiliza das redes de dormir nos barcos regionais que fazem a linha/recreio Parintins/Manaus/Parintins e demais localidades. Escrevo para louvar o sacrifício que fazem ao deixar o conforto…

Festa Hixkaryana

O coletivo indígena Hixkaryana do rio Nhamundá, município do mesmo nome, na divisa extrema oeste com o estado do Pará, terra indígena Nhamundá/Mapuera, está em festa desde o meio da semana que passou pelo recebimento de uma balsa/motorizada, que lhes…

A volta do anzol

O povo indígena Yanomami residente as margens do rio Marawiá, afluente esquerdo do rio Negro, município de Santa Isabel do rio Negro, neste vasto Estado do Amazonas, na terra indígena Yanomami, vivia sozinho como o seu deus (Omana, ou Omama,…

Operação Mamuru

Uma Operação de Fiscalização foi deflagrada nesta semana pela Marinha do Brasil, Polícia Federal, IBAMA, ICMbio e FUNAI, em resposta as inúmeras denúncias de exploração ilegal de madeira, feita pelos indígenas da etnia Saterê-Mawe e suas Organizações encaminhadas ao MPI;…