Colunista Ademir Ramos

Professor, antropólogo, coordenador do projeto jaraqui, do NCPAM/UFAM vinculado ao Dpto. de Ciências Sociais.

A casmurrice do Governador

Nas crônicas do velho Machado o mundo está sempre exposto. Somos todos sujeitos de admiração seja pelos feitos ou por suas faltas. Na orquestração de seus argumentos e nos diálogos reticentes ouvem-se “sussurros e murmúrios” das salas, gabinetes e corredores…

A corrupção dos partidos

O tema é recorrente. A discussão sobre os partidos políticos no Brasil faz-se necessária porque estes institutos representam a sustentação da democracia seja ela representativa ou participativa. Embora esteja em vigor a cláusula de barreira que minimiza o número de…

A escola que mata

O processo civilizatório fez da escola uma frente de conquista para arrebatar almas dos povos dominados. Para esse fim o cristianismo romano colonizador usou de várias estratégias para dominar e explorar a força de trabalho dos negros e indígenas, particularmente,…

Manaus e a força de sua gente

Fala-se que toda cidade tem sua vocação. Se tal afirmativa for verdadeira indagamos sobre a natureza de nossa Manaus quanto aos seus predicativos físicos, culturais, econômicos e sociais. Sabemos que sua edificação resulta de um processo geopolítico colonial, em atenção…

O QUE DIZER DA CÂMARA MUNICIPAL DE MANAUS?

Ademir Ramos De imediato, quando pensamos sobre sua grandeza, importância e seu valor histórico, lembramos dos grandes vultos que representavam os manauaras nesta Casa Legislativa Municipal. No momento, o parlamento manauara, na atual legislatura compara-se com o reality show da…

BBB e o Congresso Nacional

Sem meias palavras, o BBB e os políticos mercantis que participam do Congresso Nacional, dos parlamentos estaduais e municipais aparentam ter o mesmo perfil. Tod@s buscam se dar bem arrebatando para si os ganhos da política em nome das prerrogativas…