Coari escolhe hoje seu prefeito para os próximos três anos

Candidatos votam pela manhã e falam sobre suas expectativas

Clima ainda é tenso, polícia e Exército estão nas ruas e nas comunidades

  • Solange Elias
    Para o Portal ÚNICO

Começou às 7h deste domingo (5) a votação das eleições em Coari, a segunda maior cidade do Amazonas, que vai escolher seu prefeito para os próximos três anos. São quase 50 mil eleitores aptos a votar, 576 mesários e centenas de agentes de segurança – a Polícia Militar está atuando nas comunidades do interior do município e o Exército na sede – num clima ainda tenso e com trocas de acusações, que perdurou durante toda a campanha de apenas um mês.
A votação termina às 17h e a Justiça Eleitoral anunciou que, se não houver nenhum problema, o resultado será divulgado às 18h.

Onde eles votam

O ÚNICO perguntou aos candidatos onde votarão hoje e qual suas expectativas para este domingo. Apoiado pelo governador Wilson Lima (PSC) que entrou de cabeça na campanha participando de comícios, reuniões e caminhadas, Robson Tiradentes (PSC) vai votar às 10h na Escola Estadual Francisco Lopes Braga (centro) e se declarou otimista. “Acreditamos que a população entendeu e recebeu bem nossas propostas para reconstruir Coari, promovendo dignidade, a partir do oferecimento de serviços essenciais à saúde, educação, infraestrutura, entre outros”, disse ele, por meio de sua assessoria.
Tiradentes vai acompanhar o candidato a vice-prefeito, Coronel Ayrton Norte até a Escola Municipal Ursulina Souza de Oliveira, na estrada Coari-Mamia, no bairro União, onde ele votará. Depois irão percorrer a cidade para observar o pleito.

Mil Mitouso

O professor Aldemir Almeida Mitouso, o Mil Mitouso (PSB), vota às 9h na Escola Inês de Nazaré Vieira. Único candidato independente – sem coligação – Mil Mitouso tem formação em Ciência Política e acredita que tem um eleitorado consciente da “conquista da liberdade de se desvencilhar das amarras desses falsos líderes ou dos líderes que tentam conduzir o eleitor para atender seus interesses pessoais”. Esse eleitor consciente, diz Mil Mitouso, “vai fazer um 40 votando no Mil, que é um professor que está preparado para administrar o município e fazer uma gestão voltada para as pessoas, com desenvolvimento econômico e social”.

Keitton Pinheiro

Por meio de sua assessoria, Keitton Pinheiro (Progressistas) informou que vai votar às 8h45 na Escola Estadual Presidente Kennedy, logo depois de seu primo, Adail Pinheiro Filho. Sua expectativa é resumida em uma frase “vitória da vontade do povo de Coari”, para ele, “os coarienses irão confirmar que querem o trabalho ao invés do calote”, sem explicar quem seriam os caloteiros.
Partiu dos eleitores de Keitton a mais recente denúncia, feita no sábado à noite, de que um barco que levava dezenas de pessoas foi apreendido por agentes de segurança da Base Arpão e até esta manhã os eleitores não puderam chegar à sede do município.
O professor Zé Henrique não respondeu ao ÚNICO.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *