Cineasta amazonense conta como o futebol começou no Amazonas

Filme será apresentado neste sábado, em sessão gratuita no Cine Teatro Guarany

Obra é uma viagem dos seringais à Arena da Amazônia

Neste sábado (28), o cineasta amazonense Chicão Fill vai apresentar sua obra “Amazonas o Jogo da Bola”, um filme que resgata as primeiras partidas desse esporte, no século 18, registradas por um europeu e realizada entre os índios Cambeba. Esta e outras histórias compõem a obra que conduz o fio do futebol no Amazonas, até o ano de 2014, quando foi construída a Arena da Amazônia.

Exibição

O filme de Chicão Fill será exibido às 18h30, com entrada gratuita, no Cine Teatro Guarany ao lado do Centro Culltural Palácio Rio Negro, na “Mostra de Cineastas Amazonenses”, uma realização do Governo do Estado.

Sinopse:

‘O filme documental narra a história do futebol no Amazonas. Numa cronologia do tempo passando pela capital de Manaus no fim do século XIX, sendo a pioneira cidade no Brasil a receber o football que originou o primeiro campeonato centenário no Amazonas, onde destacamos as décadas de glórias do futebol em Manaus, através de historiadores e personalidades do futebol amazonense até a construção do Estádio Arena da Amazônia em 2014”, conta o autor.

Tradição nos seringais

Chicão Fill diz que, quando criança, escutava várias histórias contadas por pais e avós, nos seringais do rio Madeira. “Eles contavam que as bolas de cernambi eram fabricadas artesanalmente, diversão certa das crianças dos beiradões. Cheguei até brincar em Manaus na década de 70”, revela o diretor.

“Mais tarde, conheci a fascinante história do cientista francês Charles-Marie de La Condamine, relatada durante a viagem científica que fez entre o rio Orinoco e a cidade colonial portuguesa de Vila de Ega (hoje Tefé), que presenciou a convite dos índios Cambebas no século XVIII, um “jogo de uma bola” feita de bexiga de látex que desafiava a lei da gravidade.

Percebi que a evolução do ciclo da borracha e a segunda revolução industrial se relacionava diretamente com a seringa que contribuiu parao “Football de regra inglesa”. Fazendo a bola de trapo europeia pular contra a lei da gravidade com a utilização da bexiga da borracha na bola inglesa. Essa história precisava ser contada e apresentada às novas gerações”, completou.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *