PRIMEIRA MÃO

Cidades do Amazonas entre as mais violentas do Brasil

Pesquisa mostra que tucumã tem várias possibilidades no mercado

Os desafios para a deputada Joana Darc manter o mandato

Startup brasileira anuncia milhões para o reflorestamento na Amazônia

Ensaio geral do Jazz Festival acontece hoje

Evento faz homenagem ao poeta Aníbal Beça

Prefeitura nega espaço para Festival da Canção

Hoje tem sessão dupla gratuita no Festival de cinema espanhol

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com editorias do Único

Amazonas no mapa da violência

Iranduba, Manacapuru, Manaus e Tabatinga estão entre as 163 cidades do Brasil que mais concentram mortes violentas intencionais e que entraram no radar do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Esses municípios se tornaram prioridade no combate à violência dentro do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci 2), lançado pelo ministro Flávio Dino. A lista com os nomes dos municípios foi divulgada nesta quarta-feira (19).

O Pronasci vai fazer

Além de investimentos para a aquisição de viaturas aos Estados, o Pronasci 2 entregará, drones e munições, e irá atuar em parceria de políticas públicas no combate à violência contra as mulheres, numa ação com o Ministério das Mulheres e também o combate ao racismo estrutural. Entre as mais de 47 mil vítimas mortas de forma intencional em 2021, 77,9% foram de pessoas negras.

Pesquisa expõe potencial do Tucumã

Pesquisadores da USP transformaram o óleo do tucumã em novos aditivos para serem incorporados em bolos, chocolates, sorvetes, salsichas, hambúrgueres e queijos processados, com capacidade de estabilizar a qualidade dos alimentos, com benefícios à saúde. Outras qualidades do tucumã estão sendo objeto de estudo da engenheira de alimentos da USP, Priscila Dayane de Freitas Santos.

Joana em maus lençois

Denunciada por uma ONG na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Joana Darc (UB) terá problemas para preservar seu mandato a partir de agosto, quando os parlamentares retomarão as atividades legislativas. Joana teria cometido grave falta ao publicar em suas redes sociais um documento, que nunca chegou ao conhecimento da Mesa Diretora da Casa, tentando justificar sua ausência na última sessão plenária da Aleam para desfrutar de um cruzeiro no mar do Caribe promovido pelo cantor Wesley Safadão.

Milhões para reflorestamento

A startup brasileira Mombak divulgou que irá receber US$ 49 milhões (R$ 235 milhões) da seguradora francesa Axa para reflorestar mais de 10 mil hectares de pastagens degradadas na Amazônia. A ação ocorrerá em parceria com fazendeiros e pecuaristas com o objetivo de replantar espécies nativas na região, gerando créditos de carbono.

Prefeito nega espaço para Fecani

A briga política em Itacoatiara acabou por desalojar o Festival da Canção, tradicional do município. O prefeito Mário Abrahim negou a utilização do Centro de Eventos Juracema Holanda, apesar de haver uma liminar judicial determinando o contrário. A Prefeitura disse que vai sediar outro evento – a Expofest – na mesma data do Fecani.

Ensaio geral do jazz

Nesta quinta-feira (20), a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas vai apresentar à imprensa o primeiro ensaio geral do espetáculo “Amazônia Verde para Sempre”, que vai abrir o Amazonas Green Jazz Festival, na sexta-feira (21). O ensaio começa às 19h, no Teatro Amazonas.

Homenagem a Beça

Na edição deste ano, o Amazon Jazz fará uma homenagem a um dos maiores poetas do Amazonas, Anibal Beça, que teve duas de suas poesias transformadas em música pelo trompetista americano Ed Sarath, os poemas “Constatação” e “Uma Vida”. Aníbal foi um dos artistas mais produtivos do Amazonas e atuou, como jornalista, escritor, poeta, compositor, produtor musical e muito mais.

Debate sobre saneamento

O Tribunal de Contas do Amazonas abriu inscrições para participação no seminário “O Controle Externo e o Novo Marco Legal do Saneamento Básico”. O evento ocorrerá em Brasília (DF) entre os dias 7 e 9 de agosto. Os interessados podem se inscrever através do endereço virtual https://rb.gy/5ujpql.

Cinema em dose dulpa

Nesta quinta-feira (20), serão apresentadas duas obras na sessão do Festival do Cinema Espanhol, que acontece no Cineteatro Guarany. “Generación: Buñuel Lorca Y Dalí” traça a trajetória do trio de ouro da cultura espanhola do século 20 e o documentário “Terra de Pandeiretas”, mostra a riqueza da música e da tradição cultural do nordeste espanhol. A classificação é livre e a entrada gratuita, a partir das 18h30.

FALE CONOSCO

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 98638-5707

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *