PRIMEIRA MÃO

Cidadania e PSDB confirmam Amazonino como candidato ao governo

Amazonino Mendes anunciou para esta sexta-feira uma declaração oficial sobre sua filiação

Ciro em Manaus pra colocar time do PDT em campo

Vereadora diz que prefeito gasta mal o dinheiro público

Wilson Lima abre hoje evento internacional de conservação ambiental

Prefeito David Almeida libera uso de máscaras em locais abertos da capital

Manaus chega à marca de 100% de vacinados com a primeira dose contra Covid-19

Alerta geral sobre a baixa vacinação de crianças contra poliomielite e sarampo

Ministério Público investiga falta de prestação de contas em São Paulo de Olivença

Cheia já causa estado de emergência em dois municípios do Amazonas

Boca do Acre já superou a cota de alerta da subida dos rios Acre e Purus

Artista plástico Moacir Andrade ganha memorial nesta quinta

Deputados miram nas cobranças exageradas do Porto de Manaus

Eleição para a reitoria da UEA entra nos últimos quatro dias

Senado adia reforma tributária por pressão da bancada nortista

Suframa vai doar mil hectares de terra para Rio Preto da Eva

Por Claudio Barboza e Solange Elias, com as editorias do Único

Definição sobre Amazonino

Os presidentes estaduais do PSDB, Arthur Neto, e do Cidadania, Elcy Barroso Júnior, bateram o martelo e anunciaram: Amazonino Mendes será o candidato dos dois partidos ao Governo do Amazonas nas eleições deste ano. “A Federação só pode ter um candidato ao governo e esse candidato é Amazonino. O resto não é conversa séria”, disse Arthur. “É uma decisão conjunta e definitiva”, completou Elcy Barroso. Amazonino já anunciou para amanhã uma declaração oficial sobre sua filiação partidária.

PDT com Ciro e Carol Braz

O presidenciável Ciro Gomes chega nesta quinta-feira (17) a Manaus. Pela tarde, participa da homenagem ao senador Jefferson Péres (in memorian), na Assembleia Legislativa e em seguida vai conversar com a imprensa. Às 19h participa de ato político no hotel Blue Tree, com o lançamento da candidatura de Carol Braz ao governo. O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, também estará hoje em Manaus, participando das ações do partido.

Vereadora de olho nos gastos da prefeitura

A vereadora Brena Dianná (PSD) foi à tribuna para cobrar informações do prefeito de Parintins, Bi Garcia. Segundo ela, a escola Walkiria Viana Gonçalves, inaugurada há cinco meses, entrou agora no cronograma de obras da prefeitura com valor orçado acima de R$ 637 mil. Ela disse que a administração Bi Garcia não disponibiliza os dados referentes às obras que anuncia, impedindo que se faça um acompanhamento dos serviços.

Evento ambiental internacional

O governador Wilson Lima (UB) abre hoje (17), no Centro de Convenções Vasco Vasques, a 12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), que vai reunir lideranças de mais de 10 países como o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd; o representante da Embaixada da Alemanha, Franziska Troger e o representante da Embaixada do Estados Unidos, Glenn Fedzer. Vão estar presentes também os governadores do Acre e Amapá, o vice-governador do Mato Grosso, além de cinco governadores da Colômbia, México, Indonésia e Peru, e mais de 150 lideranças de diversos países.

Temas principais

Os temas principais a serem debatidos serão os novos modelos de desenvolvimento para o futuro do planeta, com conservação ambiental e respeito às populações tradicionais.

Máscaras suspensas

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante) publicou no Diário Oficial do Município (DOM) na noite desta quarta-feira (16), o Decreto 5.274, que suspende o uso de máscaras em locais abertos da capital. O decreto entrou em vigor imediatamente. Mas David deixou o alerta de que, “dependendo da evolução epidemiológica da transmissibilidade da Covid-19, ficaremos atentos”.

Primeira dose alcança 100% em Manaus

David Almeida (Avante) comemorou, nesta quarta-feira (16), por meio de suas redes sociais, que Manaus alcançou 100% da população vacinável com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19. Segundo sua publicação, Manaus tem 1.785.793 de manauaras com a 1ª dose e 84,18% na 2ª dose da vacina contra a Covid-19.

Alerta contra a pólio e sarampo

As autoridades da Saúde, do Governo do Estado e da Prefeitura de Manaus estão alertando que os pais esqueceram de levar seus filhos para vacinar contra a poliomielite (paralisia infantil) e sarampo, e os índices estão muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). No Amazonas, a cobertura vacinal da poliomielite está em 63,5%, quando o recomendado é 95%, para evitar a possibilidade da doença retornar ao estado. A secretária Municipal de Saúde de Manaus, médica Shádia Fraxe disse que existe “risco elevado” do retorno de doenças, já controladas ou erradicadas no país, como o sarampo e a poliomielite.

Contas desaparecidas

O Ministério Público do Amazonas (MPAM) está tentando descobrir o que aconteceu no último ano do mandato do ex-prefeito de São Paulo de Olivença, Paulo de Oliveira, que no ano de 2020, não apresentou ao Tribunal de Contas do Estado, as contas de sua gestão. A falta de dados está dificultando a vida do atual prefeito, Nazareno Souza Martins, conhecido como Gibe, que é o autor da denúncia.

Municípios em emergência

Os prefeitos de Ipixuna e Eirunepé, no interior do Amazonas, decretaram estado de emergência em função da cheia do rio Juruá, que já está inundando os bairros próximos da orla. Em Eirunepé, já são mais de 12 mil pessoas afetadas, nas zona urbana e rural do município e, de acordo com o prefeito Raylan Barroso, a subida das aguas “foi repentina”. Em Ipixuna, a prefeita Maria Oliveira vive o mesmo cenário.

Boca do Acre em cota de alerta

Em Boca do Acre a situação também está ficando difícil. Os rios Acre e Purus estão a menos de um metro do início do transbordamento e já ameaçam inundar a cidade.

Memorial de Moacir Andrade

A Prefeitura de Manaus vai inaugurar, nesta quinta-feira (17), o memorial Moacir Andrade, que conta com um acervo pessoal do artista plástico doado pela família. O memorial será simbolicamente inaugurado na data de aniversário de Moacir que, se estivesse vivo, estaria completando 95 anos.

Taxas do Porto de Manaus

As altas taxas cobradas pela administração do Porto de Manaus para ingresso nas zonas de embarque de passageiros e cargas finalmente entraram no foco dos deputados estaduais. Ontem, o deputado Sinésio Campos (PT) abriu o debate denunciando que além dos valores altos, o pagamento tem que ser feito em dinheiro vivo. A administração não aceita cartões de débito, nem crédito e nem PIX. “O que está por trás dessa cobrança exclusiva em dinheiro?”, questionou o petista.

Convocação para o porto

Em aparte ao discurso do deputado Sinésio, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV), propôs que os parlamentares se reúnam com a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), para debater a cobrança de serviços no Porto de Manaus. Os administradores serão convocados também para prestar esclarecimentos.

Reta final na UEA

Dentro de quatro dias termina o período de campanha eleitoral para a Reitoria da UEA. No próximo domingo (20) as campanhas se encerram e a eleição será no dia 23 (quarta-feira), das 9h às 20h, em urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM). Os eleitores deverão apresentar documento oficial de identificação com foto e CPF para exercer o direito de votar.

Dividir para aumentar

Nos últimos dias, a chapa 19, de oposição, adotou a estratégia de dividir a presença dos candidatos a reitor e vice-reitora, André Zogahib e Kátia Couceiro, respectivamente, para alcançar todas as unidades da universidade. Com isso, os dois conseguiram alcançar 19 unidades da capital e do interior, em poucos dias.

Reforma tributária

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado adiou ontem à noite a votação da reforma tributária, após senadores das maiores bancadas se posicionarem contra a proposta. A deliberação ficou para a próxima semana. Contribuiu para isso, a resistência das bancadas dos Estados que produzem muito e consomem menos, como o Amazonas. A reforma tributária afetará diretamente a Zona Franca de Manaus e é preciso ficar de olho.

Doação da Suframa

O Poder Executivo federal enviou à Câmara dos Deputados uma mensagem solicitando autorização prévia do Congresso para doar uma área de 1.005 hectares pertencente à Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) para a implantação de um polo agroindustrial no município de Rio Preto da Eva (AM). A autorização congressual é uma exigência da Constituição, já que a terra a ser doada é pública.

Projeto agroindustrial

Denominado Distrito Bioagroindustrial de Rio Preto da Eva (Bioadarpe), o polo visa incentivar a instalação de empresas agroindustriais (suínos, bovinos, açaí e pescado, entre outras) e de bioenergia na região. O projeto é uma parceria do governo do Amazonas e da prefeitura de Rio Preto da Eva com a Suframa.

SIGA O PORTAL ÚNICO:
https://portalunico.com/

Facebook:
Facebook.com/portalunico.com

Instagram:
portalunico

Twitter:
@portalunico

FALE COM A GENTE

Solange Elias (EDITORA)
(92) 99105-7388

Guilherme Martins (TI/COMERCIAL)
(92) 99167-0515

CEO: Claudio Barboza
(92) 99116-1777


Compartilhe >
Facebook
Twitter
WhatsApp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *